Dicas para construir equipes duradouras e de alto desempenho

Dicas para construir equipes duradouras e de alto desempenho

Em qualquer nível organizacional, é preciso cuidar muito bem dos colaboradores e desenvolver estratégias de valorização para garantir ótimos resultados

Um dos principais problemas da grande maioria das empresas está na alta rotatividade de seus colaboradores. Isso se justifica por fatores como falta de valorização, comunicação ineficaz dos gestores, líderes despreparados e ambiente nada acolhedor. Todos esses pontos prejudicam muito a organização, que não consegue formar uma equipe duradoura e muito menos entregar os resultados que os clientes desejam. 

Além de algumas estratégias organizacionais que podem solucionar esse problema e mudar o patamar da empresa, o recrutamento terceirizado também pode ser uma excelente solução. Por se tratar de uma firma à parte, as chances de os mesmos vícios continuarem na hora da contratação de funcionários é muito menor. Ademais, com um serviço terceirizado, a seleção passa a não ter um vínculo direto com a empresa, garantindo a contratação do melhor colaborador possível.

Neste guia, preparamos dicas valiosas que ajudarão você a construir equipes mais longevas e que entregarão ótimos resultados. 

Comunicação transparente   

Um dos erros mais comuns em grande parte das organizações é a falta de comunicação entre colaboradores da mesma equipe, equipes distintas e principalmente entre funcionário e gestor. Esse tipo de erro gera o desencontro de informações, além de criar problemas para a realização das tarefas diárias.

É função do gestor, ou do líder da equipe, garantir que a comunicação seja eficiente e transparente entre todos os membros do time, além de oferecer um canal direto e reservado com qualquer funcionário. Em alguns pontos, o colaborador pode querer conversar com o gestor em particular e um bom líder precisa fornecer a atenção esperada.

Ao ser honesto e aberto com a equipe, além de fornecer todas as informações relevantes, o gestor é capaz de criar um time muito mais eficiente, em um ambiente harmonioso e cercado de confiança.

Valorização 

Não há nada pior para um funcionário do que o sentimento de que o seu trabalho não está sendo reconhecido e valorizado. É comum alguns gestores terem o costume de centralizar as principais decisões e tarefas para ele próprio. Porém, construir uma equipe duradoura necessita obrigatoriamente da demonstração de confiança nos colaboradores, oferecendo demandas mais importantes e que reconheçam seu desenvolvimento e crescimento.

Além disso, a valorização precisa estar atrelada ao financeiro. Um funcionário com acúmulo de funções, que recebe o mesmo salário há bastante tempo, certamente não se sentirá motivado a continuar na equipe. Por isso, seja claro com relação às possibilidades de aumento e, sempre que possível, converse com a direção sobre essa valorização salarial.  

Metas claras    

Independente do tipo de projeto, é fundamental estabelecer as metas esperadas, assim como qual a função e responsabilidade de cada um. Quando isso não está claro para todos os membros do time, as chances de um ruído na comunicação acontecer e gerar problemas na realização das tarefas são grandes.

Por isso, antes de iniciar um projeto, estabeleça as metas e obrigações de cada um e, por meio de um cronograma, revise as entregas esperadas. Dessa forma, todo mundo fará aquilo que se espera, sem que um invada o espaço do outro.

Desenvolvimento profissional

Estimule o seu colaborador para que ele continue se profissionalizando e aperfeiçoando seus conhecimentos. Criar parceria com universidades ou empresas que oferecem cursos que vão ao encontro do nicho da sua organização e oferecer esse tipo de benefício ao seu funcionário é uma forma não só de reconhecimento, mas também de garantir o alto desempenho nas demandas diárias.

Seja inspirador        

Muito mais do que dividir tarefas e ser o responsável por um time, um líder precisa ser inspirador. Isso significa ser autêntico, estar próximo dos seus colaboradores, demonstrar empatia, estar na linha de frente e não apenas dar ordens, assim como fornecer feedbacks construtivos. Dessa forma, a distância entre o líder e o funcionário irá drasticamente diminuindo, gerando uma conexão muito mais próxima.

Ambiente acolhedor        

Seja o líder de uma equipe, seja o responsável geral por uma empresa, o local de trabalho precisa ser um espaço acolhedor e de respeito mútuo. Promova uma organização de cultura inclusiva, que tenha um ambiente físico agradável e confortável e que possibilite a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Com essas dicas, certamente é possível construir uma equipe duradoura, com colaboradores mais felizes e eficientes, além de alcançar os resultados esperados, por meio de um desempenho acima da média.