Parcerias público-privadas, concessões e a relação de seguros privados e project finance foram os principais assuntos abordados
André Dabus, coordenador da comissão técnica de seguros de crédito e garantia da Federação Nacional dos Corretores de Seguros e Diretor-Executivo da área de Infraestrutura da AD Corretora de Seguros, participou de um debate promovido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). O evento contou com a presença de representantes de companhias de seguro e agências reguladoras para debater os desafios e riscos inerentes a investimentos em infraestrutura no Brasil. Entre os principais assuntos abordados estavam as parcerias público-privadas (PPPs), concessões e também a relação de seguros privados e project finance – forma de engenharia financeira suportada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia os ativos e recebíveis desse mesmo projeto.
Além de Dabus, também palestraram Mario Engler Pinto Junior, professor e Coordenador do Mestrado Profissional da FGV DIREITO SP, Rafael Vanzella, advogado da Machado, Meyer, Sendacz e Opice, onde atua em infraestrutura e financiamento de projetos, Marcelo Pinheiro Franco, presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. – ABGF e Ernesto Tzirulnik, presidente do IBDS – Instituto brasileiro de Direito de Seguro e Coordenador da comissão redatora dos anteprojetos de lei de contrato de seguro (PLs. 3.555/2004 e 8.034/2010 e do PLS 477/2013).