Aprenda mais sobre os diferentes tipos de demolições feitos em construções
A demolição é um dos processos mais usados no setor de construção civil. Ele é feito por uma construtora e é necessário para arrumar um terreno para a construção de uma nova obra, reforma ou reconstrução.
Essa atividade é classificada como de risco e precisa seguir várias regras de segurança para evitar acidentes de trabalho, situações irregulares com o descarte de resíduos de construção civil e até problemas no solo.
Além de ser uma técnica bem planejada e executada por profissionais especialistas, é importante saber que existem vários tipos de demolição, entre eles a demolição mecânica, com explosivos e manual. Esta última é a mais tradicional e feita com materiais manuais, como um martelete da Bosch.
Tipos de demolição
Em um trabalho de demolição, um dos pontos principais é garantir a segurança dos trabalhadores, da população e do meio ambiente. Afinal, a quantidade de resíduos que são gerados nessa técnica pode causar prejuízos para todos. É para evitar os transtornos e problemas que é feito um projeto com um estudo detalhado sobre o processo e os impactos que ele pode causar. Confira os principais tipos de demolição, a seguir.
Demolição mecânica
É esse tipo de demolição que nos vem à cabeça quando falamos sobre esse processo. Aqui são utilizadas máquinas e ferramentas mecânicas para desfazer as estruturas.
Nesse tipo de serviço são usadas máquinas de grande porte, como guindastes e escavadeiras, e de médio porte, como martelos pneumáticos e carregadeiras. Com isso, a execução do processo é feita com segurança e mais agilidade. Afinal de contas, a equipe é reduzida nesse tipo de trabalho.
Para evitar acidentes dos trabalhadores e outros envolvidos, é preciso contar com uma equipe especializada. Isso porque esse tipo de técnica oferece grande risco à saúde e à integridade física da equipe de trabalhadores.
Demolição com explosivos
Esse método é bastante conhecido como implosão e se refere à prática de utilizar explosivos para desmontar edifícios. Ele tem como objetivo otimizar o trabalho, já que os explosivos vão destruir as bases de apoio do prédio.
Esse tipo de metodologia é a mais usada para demolir grandes estruturas, como prédios, rochas, pontes, estádios e etc. Ou seja, locais em que os métodos mais comuns, como o mecânico e o manual não podem ser usados, devido ao alto custo e esforço.
Para esse método, é necessário que os responsáveis técnicos façam um estudo detalhado da estrutura do local para garantir a segurança, bem como os tipos de explosivos que serão usados e onde serão colocados. É um tipo de demolição que exige mais atenção e cuidado.
Demolição manual
Esse método usa ferramentas manuais. É também bastante utilizada no dia a dia, principalmente nos casos específicos, em que é preciso ter um cuidado especial com a estrutura.
Esse método permite a reutilização dos resíduos que são gerados no local. Além do mais, é uma das opções mais sustentáveis. Ainda, é uma técnica amplamente usada em pequenas construções, já que não precisa de grandes máquinas no processo ou quando existe o risco da demolição afetar imóveis vizinhos.
Outros tipos de demolição
Entre os outros tipos de demolição, podemos citar a demolição remota, na qual são usados rádio-controlados para fazer as explosões e abrir espaço em locais fechados, como túneis.
A demolição silenciosa, por sua vez, tem como vantagem reduzir os ruídos resultantes de uma demolição convencional. As empresas que disponibilizam essa opção oferecem serviços de demolição por esmagamento e tesouras hidráulicas.
Durante as atividades de desconstrução, não importa qual o método usado, várias medidas de segurança são adotadas. Toda a equipe envolvida nesse trabalho precisa usar equipamentos de segurança, como capacetes, óculos e luvas de proteção, protetor auricular, máscaras e outros.
Além disso, as linhas de fornecimento de luz, água, esgoto, escoamento de água são protegidas e isoladas, bem como os elementos perigosos como vidros, estuques e ripados são removidos do local. As construções vizinhas também são vistoriadas com regularidade para garantir a estabilidade.