Cresce o número de desenvolvedores de software no Brasil

Cresce o número de desenvolvedores de software no Brasil

Dados da consultoria IDC revelaram que o mercado latino-americano de TI apresentou um crescimento de 8,5% em 2021  

O Brasil é uma das comunidades de desenvolvedores de software com maior crescimento no mundo, de acordo com o relatório anual Octoverse, do Github. Segundo o estudo, o país registrou um aumento anual de 40% no total de seus usuários. Diante de um cenário de tamanha aceleração, o país está entre  as cinco nações com maior crescimento de desenvolvedores de software.  

Mesmo atravessando um ano com várias dificuldades econômicas, em decorrência da pandemia, que afetaram muitas empresas, o setor TIC não se intimidou e deu um salto nas contratações: dados da consultoria IDC revelaram que o mercado latino-americano de TI apresentou um crescimento de 8,5% em 2021. Uma tendência que deve se manter nos próximos anos, ao menos é o que aponta o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia Σ TCEM”, publicado recentemente pela Brasscom. De acordo com esse relatório, as empresas de tecnologia poderão demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025.    

A área de tecnologia também desponta com o maior número de vagas voltadas para profissionais recém-formados. Os desenvolvedores brasileiros passaram a atrair olhares tanto do mercado nacional, quanto de países do exterior. Desse modo, as empresas que quiserem ter sucesso na tarefa de atrair e reter seus profissionais de tecnologia precisam investir na formação de seus funcionários e oferecer um bom plano de carreira que ofereça possibilidades de desenvolvimento.   

No entanto, com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos, que pode chegar a 530 mil em cinco anos. Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de ampliar a formação desses profissionais.   

“Mais do que nunca as empresas precisam contratar mão de obra rapidamente para se manterem competitivas e atualizadas, e os cursos técnicos são a melhor opção para formar, em pouco tempo, profissionais aptos para trabalhar e contribuir para gerar resultados de negócio”, afirmou Daniela Lopes, CEO da Blue, Edtech que atua como uma escola de Tecnologia da Informação com foco em programação, voltado àqueles que querem se inserir no mercado de trabalho de TI, aperfeiçoar sua capacitação profissional, e até mesmo conseguir o primeiro emprego ou mudar de carreira.   

O curso oferecido pela Blue utiliza o modelo ISA, no qual o aluno só começa a pagar o equivalente a 17% do seu salário quando ingressar no mercado e estiver ganhando a partir de R$ 3 mil mensais. A meta da Edtech, que já conta com mais de 50 empresas parceiras, é formar mais de 15 mil alunos até 2026.