Eficiência no controle financeiro jurídico: um passo decisivo para o sucesso do seu escritório

Eficiência no controle financeiro jurídico: um passo decisivo para o sucesso do seu escritório

Buscar o equilíbrio das contas e, assim, garantir a saúde financeira da sua empresa deve ser sempre uma pauta primeira na gestão do seu escritório de advocacia.

Afinal, um escritório de advocacia é, antes de mais nada, uma empresa. E, que fique claro, não estamos com isso negando as especificidades e características que são muito particulares à prática do direito e que fazem parte das rotinas diárias de um escritório de advocacia.

Pelo contrário, trata-se de reconhecer que, como ocorre com as empresas de outros segmentos, também o seu escritório precisa estar orientado por uma gestão eficiente se quiser não apenas se manter operando, mas prosperar e alcançar destaque no mercado. E isso ainda mais em tempos de crise!

Quando falamos em gestão financeiro para escritórios eficiente, há uma regra de ouro que se aplica à realidade de empresas de qualquer segmento – e esta daqui: se não houver uma boa gestão de recursos, não haverá o que gerir no futuro.

Manter as contas do seu escritório de advocacia na ponta do lápis, ter controle sobre os clientes inadimplentes, assim como sobre os fluxos de entrada e saída de capitais são só algumas das medidas de eficiência financeira que integram uma boa gestão de recursos.

Há uma série de técnicas que podem ser postas em práticas na hora implementar tais medidas na administração do seu escritório. Uma das que certamente merecem destaque – seja pela praticidade ou pelo ganho de tempo para a sua equipe – é o recurso à um software jurídico.

Na prática, um software jurídico é muito similar aos sistemas ERP, cujo uso já está largamente consolidado entre as empresas do segmento varejista. Ambos os sistemas foram projetados com o intuito de oferecer facilidade na gestão através de um uso inteligente dos dados e dos recursos tecnológicos de que dispomos hoje.

Pensando em auxiliar o seu escritório a obter excelência na gestão dos seus recursos financeiros, você confere a seguir 3 eixos essenciais que devem estar no foco da sua administração e que podem ser facilmente controlados com o apoio de um software jurídico:

 

Mapeamento de custos

 

Ter consciência dos gastos do seu escritório é um passo fundante para qualquer controle financeiro de qualidade. É através da realização do mapeamento de custos fixos e variáveis que será possível determinar o valor mínimo necessário para a manutenção da sua operação – informação que ´terá um reflexo importante na política de preços praticada pelo seu escritório.

Os dados referentes aos custos da sua empresa podem ser organizados em custos fixos e variáveis, fornecendo uma boa base para que investimentos e custos de menor impacto possam ser revistos quando necessário.

São considerados custos fixos todo os valores necessários para garantir a abertura das portas do seu escritório, como o aluguel da sala ou prédio, condomínio e outros custos prediais, impostos, software de gestão, folha de pagamentos e assim por diante. Já os custos variáveis podem incluir investimentos em marketing e treinamentos, por exemplo.

Ao realizar o mapeamento dos custos do seu escritório, aproveite para organizar um calendário financeiro. De simples realização, o calendário financeiro permite identificar quais os períodos do mês ou do ano com maior saída (e entrada) de recursos. Dessa forma, a sua administração pode traçar uma estratégia ou realizar um planejamento financeiro, escolhendo as melhores datas para realizar seus investimentos.

 

Precificação

 

O processo de precificação está no centro de um controle financeiro eficiente. Afinal, é ele quem garante a entrada de recursos, permitindo que o seu escritório vá além de simplesmente “se pagar” e consiga gerar lucro – isso sempre em acordo com os valores tabelados pela OAB, é claro.

As modalidades de precificação praticadas por escritórios de advocacia são bastante variadas. Há os que trabalham com um valor fixo por hora, outros que oferecem uma tabela fixa de valores para cada serviço e há ainda aqueles que se arriscam cobrando um percentual em cima do êxito dos processos.

Tais modalidade não são excludentes entre si e podem coexistir em um mesmo escritório. O que é importante frisar é que seu escritório precisa ter consciência de quanto vale o valor/hora do serviço a ser oferecido, quantas horas em média o serviço demanda, qual a porcentagem dos custos fixos que incidirá sobre o valor final repassado ao cliente e, é claro, qual a margem de lucro pretendida.

 

Controle financeiro jurídico: fluxo de caixa e DRE

 

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais básicas na hora de realizar o controle financeiro do seu escritório de advocacia. A grosso modo, um fluxo de caixa é um documento que reúne o valor e a descrição de todas as despesas do seu escritório, assim como de todas as entradas de capitais em determinado período.

A apuração do resultado – obtida pela soma de todos os valores notados – é o principal indicador para a sua gestão do crescimento ou do desequilíbrio das contas do seu escritório.

O controle do fluxo de caixa pode ser organizado em planilhas, como as que são disponibilizadas em diversos sites voltados para gestão de escritórios de advocacia, ou ainda através de um software jurídico.

Se a sua empresa optar pelo software jurídico, poderá contar com um sistema de integração de dados que permitirá atualizar automaticamente o seu fluxo de caixa, acompanhar em tempo real o status das contas do seu escritório e, ainda, emitir com gerar com facilidade relatórios financeiros como o DRE.

O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) é um documento contábil oficial no qual são declaradas todas as operações da empresa, constatando o lucro obtido ou o prejuízo amargado em determinado período. Trata-se de um documento que deve obrigatoriamente ser elaborado por toda empresa em atuação em território nacional, atestando o percurso que resultou na formação da liquidez do seu escritório, além de servir como um termômetro da sua saúde financeira.

Deixe uma resposta