Se tem algo que toda empresa precisa estar constantemente preocupada é em vender mais. E esse é um ponto que algumas empresas acabam deixando para trás justamente por não saber como fazer isso.
Não importa do que seja a sua empresa, se você precisa vender mais, esse artigo é para você.
Como vender mais se você tem uma loja física
Se você vende algo e tem um estabelecimento aberto na sua cidade, você com certeza pode utilizar a internet para vender mais.
Se ter um e-commerce é algo que ainda te assusta, você pode começar vendendo através das redes sociais, para se sentir mais seguro, e na sequência começar a profissionalizar isso e partir para uma loja virtual.
A dica de ouro para quem vai se aventurar no ambiente online é de procurar uma boa plataforma para iniciar a sua loja.
Pode ser a Vtex io, Woocommerce ou Magento. Ao começar a fazer a sua busca, você vai notar que vai se deparar com diversas opções. Só garanta que você vai escolher uma boa plataforma que não vai precisar ser trocada durante muito tempo, já que essa etapa costuma trazer muita dor de cabeça.
Estar online te ajuda a vender mais porque você vence as barreiras geográficas. Se antes você dependia das pessoas da sua cidade quererem comprar de você para realizar alguma venda, com a internet você pode vender para o Brasil todo, o que aumenta de forma considerável o seu público alvo.
Claro que você ainda terá que fazer investimento em propagandas e se preocupar com coisas como por exemplo as redes sociais, mas a verdade é que hoje em dia, você já compete com as lojas que estão online, uma vez que os clientes que compram de você podem passar a fazer as compras deles na internet.
Então, se você realmente quer vender mais, é hora de mudar para uma loja virtual.
Se você é prestador de serviços
Muita gente é prestador de serviço e fica em dúvida de como conquistar os seus primeiros clientes ou até mesmo em como começar a expandir os negócios.
Uma boa dica é fazer prospecção ativa. A prospecção ativa nada mais é do que quando você mesmo começa a ir atrás dos clientes ao invés de esperar que eles descubram que você tem algo que pode ajudá-los.
A dica de ouro aqui é não fazer spam. Você não quer ser chato e ficar mandando um milhão de e-mails que vão acabar não virando nada. O que você quer é mostrar para pessoas que podem estar precisando do seu serviço que você é a solução para o problema delas.
A prospecção ativa é interessante tanto para quem vende serviços físicos como por exemplo vidraceiro, encanador, como também para quem vende serviços online, como por exemplo redatores e analistas de tráfego.
Para iniciar, selecione uma boa lista de possíveis clientes, monte um e-mail que seja padrão, mas que tenha algum tipo de personalização e comece os envios.
Você deve tentar abordar as pessoas já chamando atenção para o que você oferece, mas lembrando sempre que você deve vender a solução, e não o serviço.
Já se você oferece algum tipo de serviço como vidraceiro ou encanador, pode ser que enviar e-mails não faça muito sentido.
Mas, você pode ir até algumas obras que estejam começando e oferecer os seus serviços ou pelo menos deixar algum tipo de portfólio para que as pessoas vejam o que você faz e a qualidade.
Outra dica é procurar construtoras ou escritórios de arquitetura, por exemplo, e tentar fazer algum tipo de parceria com essas pessoas, dessa forma os clientes virão muito mais rapidamente.
Como vender produtos sem ser em uma loja virtual
A mídia tradicional ainda não morreu. Hoje em dia muito se fala sobre as lojas virtuais e sobre como tudo precisa estar no digital.
Mas se você faz parte do time que não quer migrar para o digital, uma boa dica é investir nas publicidades que já estão aí há muito tempo.
Faça propagandas nos jornais locais, panfletagem, rádio ou até mesmo em carros de som.
Muitas vezes, ficamos procurando inventar a roda, quando as publicidades tradicionais ainda funcionam.
Se você vende algo e não quer se render à internet, essas são formas de continuar procurando por novos clientes sem ter que se preocupar com a exposição das redes sociais ou ficar o tempo todo fazendo postagens.
Muita gente não quer ir para o digital por ter medo da exposição ou por não achar que vale a pena, e está tudo bem. As pessoas vendem seus produtos desde antes do advento da internet, então não é impossível.
Claro que a internet ajuda e pode fazer com que você venda muito mais e que seu negócio fique mais escalável, mas se você não tiver pronto para isso, os meios tradicionais ainda podem ser uma ótima opção.