Especialista em treinamentos comportamentais, André Kaercher, explica a importância de respeitar o tempo
O aprendizado constante, também conhecido como lifelong learning, tem sido cada vez mais valorizado nos dias de hoje, em qualquer carreira. A importância de se aprender coisas novas e renovar os conhecimentos precisa ser constante, já que, quanto mais a tecnologia se atualiza, mais as áreas mudam e um bom profissional precisa estar sempre atento ao que existe de mais novo.
Apesar disso, é preciso respeitar algumas etapas para adquirir determinados conhecimentos. “Precisamos entender a importância de respeitar o tempo de cada coisa. A sustentação de um conhecimento está em uma boa base, que trará evolução. Para isso, busque estar nos ambientes certos, ao lado das pessoas certas, para alcançar os resultados que você tanto almeja de forma sólida e consistente”, diz André Kaercher, especialista em treinamentos comportamentais e fundador do Instituto Kaercher de Desenvolvimento Humano, que já conquistou notoriedade internacional com atuação em países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Peru e Angola.
Para o especialista, o conhecimento passa por 6 fases: “Não há como mergulhar sem primeiro colocar o pé na água. Assim como, não existe outro jeito de chegar no topo sem antes ter passado pela base”, explica ele, que determina as etapas como uma pirâmide: conhecer, descobrir, usar, explorar, refletir e por fim, seguir, que seria o topo.
- Conhecer: É a base da pirâmide, quando você conhece um determinado assunto e isso desperta a sua curiosidade;
- Descobrir: Quando você descobre que determinado assunto existe e como ele pode ser aplicado no cotidiano;
- Usar: Você passa a usar o conhecimento adquirido no seu dia a dia, entendendo todas as nuances de como ele pode ser aplicado;
- Explorar: Momento de aprofundar e entender um pouco mais sobre o conhecimento;
- Refletir: Entender como o conhecimento se aplica na sua vida e como ele interage no mundo em que vivemos;
- Seguir: Fase final do conhecimento, é o momento em que você domina o assunto e passa a segui-lo.
“Pode até ser que em alguns momentos da sua jornada, a ordem foi alterada e ocorreu tudo bem, ou que algumas etapas foram puladas e o resultado também foi positivo. Isso é maravilhoso, mas verdadeiramente, a sustentação do processo está no início, em como as coisas começam. A base dessa pirâmide nos mostra que não há opção para evoluir senão pelo conhecimento contínuo”, finaliza Kaercher, que há mais de 20 anos, treina pessoas no mundo todo e compartilha conteúdos diários em sua conta do Instagram. Siga @andrekaercher e saiba mais!