Vai solicitar uma linha de crédito? Confira tudo sobre concessão de crédito e como aumentar as chances de uma aprovação!
Já solicitou alguma linha de crédito a uma instituição financeira e obteve aprovação? Esse processo é chamado de concessão de crédito, fornecido tanto para pessoas físicas ou jurídicas. E o capital concedido pode ser utilizado conforme as condições previstas em contrato no ato da aprovação.
Se você quer entender mais sobre o assunto e planeja buscar crédito no mercado, confira aqui dicas para facilitar a concessão de crédito. Continue a leitura!
Entenda mais sobre a concessão de crédito
A concessão de crédito é a aprovação e fornecimento de crédito para um consumidor. Ou seja, é um valor concedido em contrato, em que um credor disponibiliza para o indivíduo utilizá-lo em um determinado período e, após, como troca, o indivíduo precisa devolver a quantia com o acréscimo de juros acordado em contrato.
Dentre as linhas de crédito no mercado, os principais tipos são:
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Cartão de crédito.
Ao solicitar um crédito a uma instituição financeira, seu pedido precisa passar uma análise de crédito, o qual verifica diversas informações sobre sua vida financeira. Essa etapa é realizada na maioria das credoras e é um ponto importante se você quer conquistar uma aprovação.
Geralmente, a análise de crédito considera alguns critérios, como: dados cadastrais, verifica se possui alguma restrição no nome, consulta seu score de crédito para analisar seu perfil de crédito e considera também sua renda. Pode haver outras informações analisadas conforme a política da credora em questão.
Após essa avaliação, a instituição financeira determina se realmente concede o crédito a você, o valor que irá disponibilizar e as condições, como prazo para quitação, taxas de juros, entre outros detalhes do acordo.
Destacamos que o objetivo desse processo de análise para a credora é verificar as chances de inadimplência que o consumidor possui, ou seja, se realmente terá condições de cumprir o contrato. Afinal, quanto melhor é seu relacionamento com o mercado financeiro, mais chances de conseguir a concessão de crédito.
Como aumentar as chances de conseguir uma concessão de crédito?
E para facilitar sua vida, reunimos algumas dicas cruciais para você conquistar aquela concessão de crédito que tanto deseja. Confira:
Priorize ter o nome limpo
Para conseguir ser visto como bom pagador, é fundamental não ter dívidas e o nome negativado. Quanto mais tempo seu nome fica em negativação, menos chances de uma instituição disponibilizar uma concessão de crédito para você. Então, busque pagar todas suas contas dentro do prazo de vencimento para conseguir manter o nome limpo e uma boa fama no mercado.
Caso esteja com o nome sujo ou tenha pendências, é recomendado regularizá-las o mais rápido possível, por uma negociação com a credora em questão. Assim, após acordado e executado as exigências do contrato, seu nome pode ser retirado da lista de inadimplentes do país e suas chances de uma aprovação de crédito aumentarão.
Monitore seu nome e CPF
Você deve estar se perguntando: “Como vou descobrir se meu nome está limpo?”,” Se tenho pendências, quais são?”. Calma, isso é bem fácil!
É só acessar as plataformas oficiais de birôs de crédito, lá estarão informações sobre sua vida financeira, tais como: se existem dívidas pendentes, valores, dados do credor, entre outras. E, dependendo da situação, você poderá solicitar a negociação da dívida pela plataforma mesmo.
Para você entender tudo detalhadamente, aqui está um passo a passo para descobrir se o CPF está negativado!
Atenção com seu score de crédito
Como já mencionamos, durante uma análise de crédito, é verificado o score de crédito do indivíduo. Então, é fundamental acompanhar esse score e buscar ter hábitos financeiros que ajude a manter uma boa pontuação ou a melhorá-la.
Afinal, essa ferramenta reflete suas finanças e seu relacionamento com o mercado, sendo que quanto melhor, maiores as chances da credora conceder o crédito, já que você vai demonstrar que as chances de inadimplência são pequenas.
Além disso, você pode até conseguir uma linha de crédito com juros mais suaves e condições de pagamento com prazos maiores, pois vai demonstrar que é um pagador.
Mantenha em dia os impostos e organize seus documentos
Você já deve ter ouvido falar do Imposto de Renda (IR), não é mesmo? Caso seja obrigado a declarar anualmente, é fundamental que seja realizado dentro do prazo e conforme as regras da Receita Federal. Lembrando que irregularidades podem te prejudicar em uma concessão de crédito.
Inclusive, se você for empresário, microempreendedor ou autônomo vai precisar comprovar renda no momento de solicitar o crédito ao banco. E a Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) pode ser utilizada como comprovante nessas situações.
Mantenha as demais documentações sempre organizadas também e, se preciso, atualizadas, para não haver empecilhos durante uma análise de crédito, independente se você é pessoa jurídica ou física.
Tenha um bom controle de suas finanças
Para conseguir realizar as dicas anteriores, é fundamental ter um bom planejamento e controle de suas finanças, já que o objetivo é manter suas contas em dia, sem nenhuma pendência. Então, controle seus gastos alinhando com sua renda para que o orçamento feche ao final de todo mês e suas contas fiquem no azul.
Entendeu tudo sobre concessão de crédito? Aproveite para colocar em prática essas dicas e compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também tenham maiores chances de uma aprovação de crédito!