A falta de tempo, trânsito e mesmo comodidade leva muitos consumidores a usar a internet para fazer suas compras, inclusive de mercado. Porém, investir em um site e toda a logística por trás dessa solução não é uma tarefa simples para todos os empresários.
Muitos buscam apenas uma maneira simples e efetiva de atender as demandas dos já clientes de uma forma mais dinâmica. É neste cenário que surge a possibilidade de vender mais usando o WhatsApp, com um pequeno sistema de delivery dentro da região atendida pela empresa.
Por que usar o WhatsApp?
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais baixado no mundo (cerca de 1,5 bilhão de perfis ativos) e já é amplamente usado por empresas para facilitar a interação com os consumidores e reduzir os gastos tradicionais com telefonia.
Apenas no Brasil, o aplicativo tem cerca de 120 milhões de usuários. Essa ferramenta mudou a forma de como as pessoas se comunicam e, consequentemente, várias empresas passaram a usá-lo profissionalmente.
Pensando neste tipo de uso, o Facebook, dono do aplicativo, colocou no mercado a versão WhatsApp Business com diversas novidades para facilitar o dia a dia de quem usa o app para conversar com os clientes.
Apesar de ser muito semelhante à versão tradicional do aplicativo, o WhatsApp Business tem alguns recursos específicos, entre eles:
- Definir horários de atendimento/funcionamento da empresa;
- Criar uma mensagem de boas-vindas, que é enviada assim que a primeira mensagem de um cliente é recebida;
- Apresentar uma descrição da empresa no perfil;
- Criar uma mensagem de ausência, que é enviada quando você o cliente entra em contato fora do horário de funcionamento;
- Configuração de respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas mais frequentes de seus usuários.
Aqui já vão algumas dicas para você que quer usar o WhatsApp para vender mais em sua loja:
- Tenha um número específico para essa ação;
- Estabeleça e divulgue o horário de atendimento;
- Cumpra o horário estabelecido;
- Seja cordial;
- Dedique-se a venda consultiva;
- Informe preço, taxa de entrega e formas de pagamento.
Tudo isto ajuda os clientes a terem informações rápidas e poupa tempo útil para a sua empresa.
Além disso, essas configurações fazem com que os clientes não fiquem sem uma resposta, o que pode fazer com que eles se frustrem e se tornem difíceis de reconquistar.
Como vender pelo WhatsApp?
As pessoas só vão saber que você emite pedidos e tira dúvidas pelo WhatsApp se você informar. Logo, o primeiro passo para conseguir novas vendas pelo aplicativo é a divulgação.
Deixe o número de contato afixado em local à vista, coloque ele em flyers, cartões de visita ou qualquer material de divulgação impresso.
Além disso, deixe este número nas suas contas em redes sociais e/ ou em seu site. Para facilitar ainda mais, deixe um link ou QRcode que leve direto ao ambiente de bate-papo.
Quanto maior a divulgação, melhor!
O segundo passo é a elaboração de um catálogo com nomes, números de contato e preferências de cada consumidor. Empresas com uma estrutura mais completa usam um sistema de cadastro de cliente, mas você pode começar com uma planilha online.
Se possível, coloque dados que possam personalizar o atendimento. Desta forma a comunicação se torna mais eficaz e direcionada. Você ainda fará um agrado ao cliente, que se sentirá mais especial. Isso ajuda a fidelizá-lo!
O WhatsApp Business tem um recurso para etiquetar os clientes de acordo com determinadas categorias. Isso poderá ajudar também.
Com o número divulgado e os clientes catalogados, o terceiro passo para vender mais pelo WhatsApp é organizar uma lista de transmissão.
Voce pode selecionar o público-alvo e a promoção que é mais vantajosa para ela ou inverter, encontrar a sua melhor oferta e avaliar para quem ela seria relevante.
Tome cuidado para não fazer spam na lista de transmissão. Nem todos os clientes têm PETs ou filhos, nem todos comem carne, alguma são intolerantes a lactose, outros não bebem, etc.
Ao ter o cuidado de ajustar a oferta com a lista de contatos as suas possibilidades de sucesso são maiores.
Evite enviar mensagens que não serão úteis e interessantes para a clientela, sob pena de ser bloqueado ou até mesmo denunciado por spam. Evite também os grupos, pois este podem ser confusos e muitas pessoas não gostam de ter seus contatos expostos a desconhecidos.
Comece a vender mais pelo WhatsApp
Depois de seguir todas as etapas citadas, você pode, então, começar a conversar com seus clientes e vender seus produtos ou seus serviços pelo aplicativo. Apesar de ser uma coisa nova no mercado, já existem algumas dicas valiosas que podem te ajudar e muito a aumentar seus pedidos:
- Use o WhatsApp como um canal passivo, ou seja, espere primeiro a permissão, o interesse ou o contato do cliente, ao menos no primeiro momento. Pode ser muito “chato” ou até mesmo assustador contatar um cliente atual, ou em potencial, apenas por ele ter fornecido um número para você;
- Amadureça a relação com o seu cliente. Assim, sua propaganda não será invasiva. É ideal usar o WhatsApp para se conectar com clientes leais existentes, em vez de tentar alcançar novos usuários, inclusive;
- Pense em personalização. Ofereça aquilo que tem a ver com as necessidades, características e interesses de cada cliente em especial. Nada de mensagens generalizadas. É o contato pessoal que garante o sucesso nas vendas pelo WhatsApp;
- Cuide da identidade visual e tenha um bom perfil. Use uma logo ou foto profissional, evite fotos pessoais ou da família no perfil. Além disso, apresente uma boa descrição, endereço, horários de atendimento, e-mail e outras informações úteis e relevantes;
- Use o catálogo disponível no WhatsApp para empresas. Este recurso é muito benéfico, pois permite ao empreendedor incluir os produtos e/ ou serviços que fornece, descrição e preços, que podem ser consultados por usuários do aplicativo;
- Saiba que nem todo mundo gosta ou pode baixar arquivos de áudio ou imagens. Por isso, tenha sempre uma versão em texto de seu catálogo e também priorize esse tipo de mensagem com os clientes;
- De acordo com a natureza dos seus produtos e serviços você pode utilizar este aplicativo de comunicação não apenas para fazer propaganda, mas para orientar seus contatos para a compra e, inclusive, apoiá-los no pós-venda.
Se você realmente deseja obter um bom resultado em vendas pelo WhatsApp, precisará encontrar maneiras criativas de promover seu negócio com o aplicativo.
Aqui estão mais algumas ideias que podem ser aproveitadas por você:
- Peça que os clientes te enviem fotos ou vídeos usando seus produtos ou dando opiniões sobre seus serviços. Estas provas sociais podem ser usadas em suas redes sociais, com a permissão deles viu;
- Aproveite para fidelizar os seus clientes com ofertas ou promoções exclusivas para aqueles que mantém contato com sua empresa via WhatsApp, em uma espécie de clube de exclusividade;
- Use o WhatsApp para reservas, marcação de atendimentos, agendamentos, lista de pedidos… facilitando a vida do cliente;
- Use o WhatsApp para pesquisas de satisfação rápidas e objetivas;
- Ative um programa que concede entrega grátis para clientes que comprarem acima de um determinado valor e aumente o seu ticket médio.
O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação poderosa que gera benefícios para usuários comuns e empresas e tornou-se muito popular devido à sua simplicidade.
Este aplicativo permitirá que você alcance seus consumidores com facilidade e rapidez, onde quer que estejam e estabeleça uma relação mais próxima e cordial com seu cliente, que se sentirá valorizado.
Além disso, seja você ou um funcionário que opere o atendimento, entendam que o cliente pode ter dúvidas que pareçam bobas, mas que são extremamente relevantes para ele tomar uma decisão de compra. Por isso, tenha uma comunicação simples e humilde.
E você? Já está usando o WhatsApp no seu negócio? Quais foram os aprendizados até agora?