Como prevenir a sua casa ou empresa de incêndios

Como prevenir a sua casa ou empresa de incêndios

A tecnologia faz parte da vida da maioria das pessoas nos dias de hoje. Por exemplo, graças a ela, você chegou até aqui e está lendo este conteúdo, não é mesmo? Pois o aparelho que está usando e a conexão via internet que permite isso são frutos dos avanços tecnológicos.

Para as nossas residências essa tecnologia também chegou, e em muitos aspectos revolucionou cada parte dela. Seja com uma smart tv para a sala, uma lixeira com sensor de movimento na cozinha ou o simples motor para abrir e fechar o portão.

Para se ter uma ideia, por meio de um controle remoto é possível fazer tarefas simples em casa, como acender ou apagar uma lâmpada, além de controlar o seu sistema de alarme residencial remotamente.

Considerando esse e outros aspectos, preparamos este conteúdo para falar sobre o funcionamento de alguns elementos de segurança para as casas, mostrando as formas como eles podem deixar os moradores mais tranquilos em algumas situações. Confira! 

Procure por sistemas de segurança

No mercado, existem os mais variados modelos e sistemas de controle para garantir a segurança da sua residência. 

Por exemplo, alguns dispositivos possuem um sensor de fumaça que captura qualquer alteração na quantidade de fumaça no ar, disparando o alarme e interrompendo a atividade dos aparelhos elétricos. 

Além dos alarmes, a prevenção continua sendo a melhor alternativa. As empresas e indústrias devem contar com um profissional especializado em segurança no trabalho, tanto por uma questão legal quanto para a segurança dos colaboradores. 

Assim, quando se busca um profissional qualificado para realizar a locação de geradores ou aplicação de uma manta térmica para telhado ou a instalação de uma tela de proteção para sacada, seja ela para residência ou empresa, os funcionários responsáveis devem ser profissionais qualificados para a tarefa. 

Esse técnico, além de saber prestar os primeiros socorros, também deve receber treinamento de brigada de incêndio para resolver situações de emergência. Com isso, ele saberá como agir e ajudará na evacuação de pessoas quando necessário.

Previna-se de situações de emergência 

Claro que acidentes acontecem. Mesmo com toda a precaução, não estamos livres de sofrer um acidente doméstico ou de trabalho. 

Certas ações devem ser tomadas nessas situações. Em caso de incêndio, caso ele atinja as roupas de algum funcionário, o ideal é a utilização de uma manta anti-chama com isolamento térmico.

A pessoa que estiver com chamas nas roupas, mesmo que seja uma situação atípica e assustadora, não deve sair correndo para evitar que o fogo se espalhe ainda mais. 

O funcionário preparado para essa situação deverá abraçar a pessoa por trás envolvendo-a em uma manta térmica.

Além disso, é expressamente contraindicada a utilização de elevadores nessas situações, sendo recomendada o uso das escadas para a evacuação.

Esteja preparado para possíveis incêndios ou acidentes com fogo

Como vimos ao longo deste conteúdo, existem diversos dispositivos que podem ser usados para combater incêndios em eventuais acidentes, seja no ambiente profissional ou sua casa. 

Os sistemas de alarme detectam a fumaça e o fogo, e certos tipos possuem uma tecnologia integrada que já é diretamente responsável por acionar o corpo de bombeiros para um resgate.

Fora isso, um colaborador devidamente preparado para reagir nessas situações em seu ambiente profissional é necessária e por lei, deve ser cumprida por todas as organizações.

Assim como todos os acidentes, por vezes um incêndio se inicia e só é percebido quando não pode mais ser controlado. 

Por isso, saber como agir é importante nessas horas, sendo que uma decisão correta pode ser a responsável por salvar vidas. 
Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Direito e Negócios.

Deixe uma resposta