Estamos vivendo a estação mais quente do ano e as temperaturas começaram a subir. Como resultado, nossa exposição ao sol aumenta e corremos mais risco de certas doenças de pele.
A alta exposição ao sol e a desidratação tendem a surgir doenças da pele, como, por exemplo: micose, queimaduras e até câncer de pele. Por isso, devemos tomar medidas simples, como manter a pele seca, não suar e sempre se manter muito bem hidratado. Em outras palavras, os cuidados com a pele devem ser altamente redobrados.
Então, para se proteger, aqui vamos lhe passar algumas dicas essenciais de cuidados com a pele para os dias mais quentes do ano. Além dessas dicas, indicamos um Curso Online de saúde e de bem estar.
Vamos lá?
1. Manter a pele limpa e hidratada
Tomar banho pelo menos duas vezes por dia deverá ser suficiente para manter a pele limpa e livre de suor. Por exemplo, sabonetes antissépticos podem ser usados para eliminar bactérias e outros microrganismos que podem causar queimaduras nas axilas, áreas íntimas e pés.
Após o banho, é importante aplicar um hidratante líquido, pelo menos nas áreas onde a pele tende a ficar ressecada, como os pés, joelhos, mãos e os cotovelos.
2. Usar protetor solar diariamente
Aplicar protetor solar é muito importante antes da exposição ao sol e a aplicação deverá ser renovada a cada 3 horas, sendo muito importante para quem vai para a piscina ou para a praia. Mas as pessoas que ficam expostas ao sol no trabalho também devem estar atentas a isso diariamente com o objetivo de evitar o câncer de pele.
O protetor solar sempre deverá ser aplicado na área da pele que será exposta ao sol. Como, por exemplo, quem trabalha é caminhoneiro ou motorista de ônibus deve ter um grande cuidado ao passar protetor no braço esquerdo, pois eles tendem a ficar mais expostos ao sol.
3. Não se depilar no dia de pegar sol
Não depile o rosto e o corpo durante a na véspera da exposição ao sol, pois isso pode ocasionar manchas escuras na pele.
Indicamos que a depilação deve ser feita pelo menos 48 horas antes da exposição ao sol.
4. Tome um banho de água doce ao sair da praia
Depois de um dia na praia, você deve sempre tomar um banho de água doce, sendo de preferência água fria, com o objetivo de remover o sal e a areia que podem ressecar a pele e, assim, promover as rachaduras nas quais os micróbios podem entrar. Se possível, tente hidratar a pele reaplicando protetor solar ou loção pós-sol.
5. Tenha cuidados com a pele no verão
É importante evitar tratamentos a laser e químicos durante os meses de verão, eles podem danificar a pele bronzeada e causar diversas manchas de pele. Outro tratamento importante é esfoliar uma vez por semana, principalmente no rosto e nos pés, para remover as células mortas e renovar a pele.
Com o objetivo de melhorar os seus cuidados, indicamos que você faça um Curso Online de limpeza de pele.
6. Mantenha sempre a pele seca
Manter a pele sempre seca é importante para evitar que o fungo que causa a micose apareça. Portanto, você deve usar sempre sandálias ou chinelos com o objetivo que os seus pés não fiquem molhados com o suor dentro dos sapatos.
Observação: evite sempre compartilhar as suas toalhas de banho.
7. Tome banho de sol com protetor solar
Quem quer se bronzear sem agredir a pele deve sempre optar por um protetor solar que seja mais fraco, como FPS 4 ou 8, pois filtra os raios nocivos do sol e deixa a pele mais bonita e dourada. Algumas formulações de óleo e bronzer também contêm fatores de proteção solar que funcionam bem.
8. Invista em betacaroteno
Para escurecer a pele e manter o bronzeado por mais tempo, recomendamos sempre consumir alimentos que contenham carotenóides, como, por exemplo: cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Esses são alimentos que tem o objetivo de prevenir o câncer e deixar a pele cada vez mais bonita e hidratada.
9. Beba bastante água
Para evitar a desidratação que pode causar rapidamente fortes dores de cabeça e boca seca, você deve sempre beber cerca de 2 a 3 litros de água diariamente com o objetivo de reidratar o seu corpo. Por exemplo, a água pode substituir o suco de frutas ou o chá gelado, mas eles contêm mais calorias e podem aumentar o peso, então a água pura é melhor.
10. Evite a luz solar direta
A luz solar direta deve ser evitada nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h, pois há maiores riscos à saúde. Então, nessas horas, você deve preferir ficar embaixo de um guarda-sol ou dentro de um bar de praia ou piscina e evitar insolação e queimaduras na pele.
Lembre-se, se você notar algum tipo de mancha incomum em sua pele, mesmo que seja pequena, sempre consulte um dermatologista o quanto antes, quanto antes fizer qualquer tipo de diagnóstico, maiores serão suas chances de cura.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.