Como pagar IPVA pelo cartão de crédito?

Como pagar IPVA pelo cartão de crédito?

Você sabe como pagar IPVA pelo cartão de crédito? Se não, é hora de aprender. Afinal, o sistema de pagamento do tributo parcelado pelo governo é bem complicado de ser feito e nada intuitivo.

Uma das vantagens de pagar com o cartão de crédito é poder parcelar em mais vezes do que o permitido pelo sistema do governo. Isso deixa o imposto mais acessível, especialmente em carros mais caros. Assim, você fica em dia com as suas obrigações e a parcela do imposto cabe no seu bolso.

Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura do artigo até o fim!

Como consultar o IPVA do seu carro?

O primeiro passo para aprender como pagar IPVA pelo cartão de crédito é entender qual é o valor devido de imposto neste ano.

O IPVA, apesar de ser um imposto anual já bem tradicional no nosso calendário, é ao mesmo tempo um tributo muito volátil. A cada ano o seu valor muda e são possíveis muitas alterações nele.

Por ser estadual (ou seja, definido pelo governo de cada unidade federativa), varia de lugar para lugar, além de modelo de carro para modelo de carro e de ano para ano, sempre usando como base o valor da Tabela FIPE.

Por isso, com tantas informações diferentes e variações, pode ser comum ficar confuso em relação ao valor e prazos de pagamentos do IPVA.

No entanto, tem uma solução fácil para consultar o valor do IPVA que você precisará pagar: basta entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e acessar o menu sobre o IPVA. O serviço de consulta é gratuito e disponível para todos.

Como pagar IPVA pelo cartão de crédito?

Ok, você já consultou o valor do imposto no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. O que fazer em sequência? Como pagar IPVA pelo cartão de crédito, se essa não é uma opção aceita pelo governo?

O próximo passo é bem simples: basta usar a ferramenta WebDespachantes.

O site é um serviço muito útil disponível na Internet ou em formato de aplicativo na Google Play e App Store.

Uma das vantagens do WebDespachantes é a possibilidade de poder pagar o IPVA 2020 parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito (ou cartões, caso você queira). Na prática, isso deixa o imposto muito acessível.

O procedimento para isso é muito simples. Basta começar selecionando a sua unidade federativa no site ou aplicativo do sistema. No momento, o serviço só está disponível em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraíba e Paraná.

Depois disso, insira o RENAVAM do seu veículo no campo de pesquisa do serviço. Ele fará uma busca direta na base de dados do Detran, o que garante a segurança e oficialidade dos dados tratados na pesquisa.

Nos resultados, aparecerão todos os débitos ligados ao seu carro. Idealmente, só aparecerá o IPVA 2020 ali, mas é possível que surjam multas e outras dívidas, caso existam.

Basta selecionar o IPVA e escolher a forma de pagamento do imposto no cartão de crédito. O sistema permite parcelar o imposto em até 12 vezes, o que significa 9 parcelas a mais do que os estados permitem.

Ótimo, não é mesmo? Depois disso, basta inserir os dados do seu cartão como se fosse uma compra normal e finalizar o processo escolhendo um despachante próximo. Depois de pago, você receberá o documento de quitação do IPVA em sua casa ou poderá retirar no despachante selecionado.

É seguro usar o WebDespachantes?

Sim, o pagamento do IPVA ou qualquer outro débito pelo WebDespachantes é seguro. O serviço é homologado pelo Denatran pela portaria nº 179, de 25 de julho de 2018. Além disso, o site da empresa é protegido pelo protocolo de segurança SSL, norma para qualquer página que lide com transação monetária, o que garante a proteção mais moderna em termos de criptografia de dados, gateway de pagamento e todas as certificações mais avançadas do setor.

Para completar, todas as transações são monitoradas manualmente, o que adiciona uma camada extra de proteção antifraude, aumentando a segurança do sistema. Ótimo, não é mesmo?

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

Uma pequena curiosidade: você sabe para onde vai o IPVA? Provavelmente não. É possível até que você tenha dito que vai para “as estradas e ruas”, o que não é correto.

Pois é, nós só nos preocupamos em como pagar IPVA pelo cartão de crédito, quais datas e outras questões, mas não nos preocupamos com o fim dado ao dinheiro arrecadado pelo imposto.

Metade do IPVA fica com o estado que cobra o IPVA, enquanto a outra metade vai para a cidade onde o veículo é registrado. Fora disso, não há nenhuma obrigação judicial em relação ao tributo.

Cada administração pública usa o IPVA como achar mais conveniente para as suas obrigações. Por exemplo, é possível usá-lo nas escolas, compra de remédios e, sim, na manutenção das estradas, embora não seja obrigatório.

E aí, gostou de aprender como pagar IPVA pelo cartão de crédito e para o quê o imposto é utilizado? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta