O momento de organizar uma festa de casamento é, sem dúvidas, um dos mais esperados e marcantes na vida dos noivos.
Porém, muitos não fazem ideia do trabalho que organizar um casamento pode dar e isso pode acabar deixando-os perdidos, principalmente à medida que a festa vai se aproximando.
Organizar um casamento, que é uma festa com centenas de pessoas (entre convidados e pessoas atuando no evento), trata-se de uma grande responsabilidade.
Como você não quer que nenhum detalhe seja esquecido, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar quais os passos para organizar uma festa de casamento como esperado. Quer conhecer mais sobre essas etapas? Vamos lá!
Decida qual vai ser a data do casamento
A primeira etapa para organizar um casamento, claro, é definir qual a data do evento, e para isso você deve considerar alguns pontos, como o clima.
Há quem prefira fazer a sua festa ao ar livre e nada melhor do que um clima mais ameno ou mesmo mais quente, se o local costuma ventar bastante.
Por outro lado, há quem queira fugir do calor e se preocupa com as chuvas, então busca por uma festa em um local fechado no inverno.
Sendo assim, você deve ficar atento a essa questão do clima ao escolher a data, mas também aos tons de cada estação e sabendo que os preços podem variar entre elas.
Além disso, caso você queira fazer a festa de casamento em uma data mais específica, como no aniversário de namoro ou do 1º encontro casal, busque agendar com bastante antecedência.
Isso porque as pessoas gostam sempre de marcar essas datas especiais e você pode acabar tendo dificuldades para encontrar uma vaga no seu dia.
Defina qual será o orçamento da festa
Um outro ponto fundamental ao organizar uma festa de casamento é definir qual vai ser o orçamento disponível para o evento.
Sempre pense no quanto você tem disponível para montar a festa, pois isso vai impactar diretamente em quanto é possível gastar com cada item.
Pode ser que a sua prioridade seja uma banda, mas há quem opte por uma bebida com alta qualidade, então é importante decidir isso baseando no orçamento disponível.
Escolha qual vai ser o local do evento
Apesar de parecer mais simples, para muitas pessoas pode ser bem complicado escolher o local onde o casamento vai ser realizado.
O local da festa, sem dúvidas, vai ser responsável por impactar em outras escolhas, como a própria decoração.
Afinal, é diferente a decoração que você vai usar em um salão e na praia, por exemplo, então pensando nisso, é importante escolher opções que adequem-se ao perfil dos noivos também.
Também vale ressaltar que a escolha de onde será a festa de casamento vai impactar até mesmo nos fornecedores, pois muitos espaços já contam com fornecedores próprios e que vai tornar mais fácil fechar negócio para você.
Não esqueça da lista de convidados
É importante que você pense bem na lista de convidados na hora de organizar uma festa de casamentos.
A lista de convidados vai ter um impacto direto no orçamento total da festa e mesmo na escolha do local do evento.
Não há como optar por um espaço reduzido se a lista de pessoas que vão ao casamento é enorme.
Da mesma forma, se você pretende economizar, com certeza não é nada interessante colocar dezenas a centenas de pessoas na lista.
Como você vai querer que o seu casamento seja especial e memorável, a dica é optar apenas por pessoas mais próximas para adicionar à lista final.
Escolha a música que vai animar a festa
Uma outra decisão que o casal precisa tomar é sobre a música que vai animar a festa de casamento.
Por mais que para muitos isso não seja uma prioridade, ela pode sim ser a diferença entre o sucesso ou não do evento, principalmente quando falamos da recepção.
Sendo assim, veja o que está mais de acordo com o perfil do noivo, se uma banda ou se um DJ, e procure conhecer bem os trabalhos de todos antes de definir a opção para o casamento.
Faça reuniões com os fornecedores
A próxima dica é que você faça reuniões com fornecedores para que possa escolher a opção que tem os melhores preços e produtos para a sua festa.
A falta de atenção à escolha dos fornecedores pode fazer com que a sua festa saia mais caro que o esperado, mas também pode impactar diretamente na qualidade da comida, da decoração, da bebida, etc.
Por exemplo, na escolha sobre o que servir num churrasco, considere contratar um churrasqueiro especializado para garantir uma experiência gastronômica de alta qualidade.
Conclusão
Como você pode ver aqui, é sempre importante saber o que fazer para organizar uma festa de casamento e ter certeza de que ela vai ser um verdadeiro sucesso.
Neste texto, nós trouxemos algumas dicas excelentes que você vai poder colocar em prática facilmente na organização do seu casamento para garantir uma festa de sucesso.
O que achou do conteúdo de hoje sobre como organizar uma festa de casamento?