Imagem: Canva Studio / Pexels
Estratégia de fidelização de clientes, o marketing de relacionamento pode ajudar seu negócio ao torná-lo referência.
Um termo vem ganhando destaque indiscutível quando se fala em negócios: marketing de relacionamento. Bastante ligado à experiência que o usuário possui, é uma ferramenta útil na conquista e fidelização de clientes. Porém, é bem importante saber como o marketing de relacionamento pode ajudar ou até atrapalhar o seu negócio.
Enquanto uma estratégia que visa manter uma comunicação entre empresa e público-alvo, tem como finalidade manter o consumo constante. Sendo assim, não só mantém a credibilidade, como também proporciona a ampliação da carteira de clientes.
Esse tipo de estratégia deve ser levada em conta tanto em negócios online como físicos, sendo que no online, pelo fato de ter uma distância virtual, ela deve ser ainda melhor executada.
Mas, como tudo em um negócio, tem o outro lado! Se mal executado, o marketing de relacionamento pode arruinar o seu! Então, para não cair nessa armadilha e usufruir dos benefícios do marketing de relacionamento, confira nossas dicas a seguir.
Como o marketing de relacionamento pode ajudar o seu negócio?
Antes de mais nada, vamos definir o que é marketing de relacionamento? Trata-se da estratégia para criar e preservar um relacionamento mais próximo com o cliente. O objetivo é se destacar, ainda que ofertando os mesmos produtos e serviços, por meio da afetividade.
São três vertentes nas quais a estratégia atua. A primeira delas é a prospecção de clientes, quando o negócio mostra seus diferenciais. A segunda é a fidelização, quando o cliente é, de fato, encantado e segue comprando de você.
Por fim, a criação de autoridade, pela qual a empresa atua como referência em atendimento de excelência. Ok, e quais são os seus benefícios? Em outras palavras, como o marketing de relacionamento pode ajudar o negócio?
Inicialmente, por meio desse relacionamento mais próximo, você tem informações úteis sobre o cliente, como seus interesses e anseios. Ademais, possibilita um feedback sobre o que está ofertando, sabendo o que melhorar ou manter. Outras vantagens são:
- redução de custos com campanha, graças à propaganda boca a boca dos clientes fidelizados
- fortalecimento de marca pelo aprimoramento dos produtos baseado nas preferências e opiniões do cliente
- negócios fechados mais depressa, inclusive pelas referências positivas anteriores
Bom ressaltar que uma das formas como o marketing de relacionamento pode ajudar seu negócio é ter o cliente como defensor da marca.
Como implantar o marketing de relacionamento?
Diversas ferramentas podem ser implantadas em seu negócio como marketing de relacionamento. Por exemplo:
- Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM): práticas e tecnologias para gerenciar interações com o cliente e antecipar suas necessidades. Trata-se do armazenamento de dados pessoais, atividades de contato, histórico de compras, etc.
- E-mail marketing: estratégia muitas vezes menosprezada, quando bem executada, vai além da publicidade direta. O envio consiste em imagens, promoções e até mensagens de aniversário.
- Redes Sociais: interação direta com o cliente, por meio da qual o negócio recebe feedbacks, solicitações, elogios e reclamações.
- Programas de Fidelidade: descontos para clientes fiéis, como aqueles disponibilizados por companhias aéreas.
- Data Mining: análise de dados em busca de padrões.
São estratégias das quais o negócio tira proveito ao conhecer o cliente, desenhar o produto ou serviço conforme suas expectativas e, consequentemente, fidelizá-lo.
Como o marketing de relacionamento atrapalha o seu negócio?
Assim como pode alavancar, o marketing de relacionamento pode arruinar um negócio. A questão é que a culpa da estratégia é nula! Pelo contrário, se a coisa não der certo, o problema é exclusivamente do negócio ou gestor.
Vamos citar um exemplo clássico? Vez ou outra, soltam memes com as respostas mal educadas de restaurantes a clientes que reclamam do lanche que receberam. Por mais engraçados que, a priori, sejam, são casos claros de má gestão de relacionamento.
O atendimento de qualidade ao cliente é crucial para fidelizá-lo, seja para vender ou resolver seus problemas. Se a sua equipe não se dá conta disso, você tem um problema enorme em mãos. Além de perder o cliente, outras consequências graves podem vir, a saber:
- comentários negativos nas redes sociais e sites de reclamações;
- processos judiciais;
- difamação do seu negócio.
Da mesma forma, se você implanta um canal de atendimento, como redes sociais ou chatbots, mas não consegue responder a contento, é investimento jogado fora. Mais uma vez, além de perder o cliente, a má fama se espalha de forma assustadora.
Em suma, saber como o marketing de relacionamento pode ajudar seu negócio é fundamental para, de fato, cativar e fidelizar seus clientes. Por outro lado, a má gestão, tanto da estratégia quanto do próprio negócio, pode ser fatal para a saúde administrativa e financeira da empresa