O uso de palestra motivacional para empresas tem se tornado cada vez mais comum para as companhias que buscam aumentar o engajamento do seu time de funcionários e colocá-los no mindset de alta performance adequado.
No entanto, isso não significa que basta contratar a primeira palestra de motivação que encontrar no mercado. Os resultados podem não ser os melhores e, por causa disso, seu time já não terá a mesma abertura para uma segunda palestra.
Por isso, é importante escolher o palestrante correto e o material certo para a sua empresa, de modo a garantir bons resultados e não prejudicar palestras futuras. Como fazer isso? Siga as 7 dicas abaixo!
1. Identifique a causa da desmotivação da sua equipe
O primeiro passo é entender se uma palestra motivacional é realmente o que a sua equipe precisa. Às vezes, o problema não pode ser corrigido com uma palestra, não importa o quão talentoso seja o palestrante.
Pode ser que o que causa desmotivação no seu time seja, por exemplo, alguma condição de trabalho específica ou outro problema estrutural. Por isso, verifique se a causa da desmotivação é mais profunda ou é apenas o cansaço habitual da repetição de tarefas.
2. Seleciona a palestra motivacional correta para o trabalho
Depois de identificar a causa da desmotivação do seus funcionários (cansaço, falta de perspectiva, pouco engajamento com a empresa ou qualquer outro), comece a procurar por uma palestra motivacional que trate desse tema.
As palestras não são todas iguais pois cada uma foca em um tema específico e ajuda os espectadores a superar problemas distintos.
Por exemplo, uma palestra motivacional pode ser direcionada a ajudar o seu time a se tornar uma equipe de elite, levando-os para o mindset correto de alta performance. Ela é indicada para grupos desmotivados pelo baixo rendimento.
Já outras palestras são direcionadas a linkar o propósito de trabalho do funcionário com a empresa. Dessa forma, os talentos são retidos mais facilmente.
Por isso, escolha a palestra motivacional que seja ideal para a sua equipe no seu contexto atual.
3. Opte por uma palestra de tema compatível com sua empresa
Assim que definir o tipo de palestra motivacional, é hora de escolher uma que tenha um tema compatível com a sua empresa. Ou seja: se não houver coerência entre a estética da palestra com a sua companhia, ela não será eficaz.
Pense em uma loja de perfumes femininos, por exemplo. É uma marca singela, sutil e leve. Não adianta levar uma palestra com temática de guerra para lá, pois não será compatível.
Do mesmo jeito, uma palestra inspiracional sobre o propósito filosófico do trabalho não encaixa muito bem em uma concessionária de carros.
4. Escolha um palestrante adequado para a sua empresa
Aplicando os filtros citados acima, você chegará a poucas opções para a sua empresa. Talvez 5, 6 ou no máximo 10 bons palestrantes que atendam aos requisitos anteriores.
Com base nisso, o seu foco será escolher aquele que seja mais adequado para ministrar a palestra motivacional para a sua empresa.
Para isso, analise o histórico do profissional, veja a sua preparação, confira um pouco do material se for possível e analise quais as credenciais dele para o trabalho.
5. Verifique os comentários de outras empresas sobre o palestrante
Uma boa maneira de filtrar entre os possíveis palestrantes para a sua empresa, é checar o depoimento deixado por outros clientes que contrataram a sua palestra motivacional.
Com base no depoimento dessas pessoas, você poderá ter uma perspectiva do que esperar em termos de resultados daquela palestra motivacional.
No entanto, é importante ter em mente que não é porque aquela palestra aumentou a motivação de uma empresa em Belo Horizonte em 70%, que fará o mesmo pela sua. Pode aumentar “só” 40%, os mesmos 70% ou até mesmo mais.
A eficácia depende muito dos requisitos que citamos anteriormente (contexto da empresa, coerência temática, etc.).
6. Monitore os resultados nos índices de motivação da equipe
Por falar em resultados, lembre-se de monitorar os resultados de motivação da sua equipe. Para isso, desenvolva uma métrica que consiga captar o índice de energia e engajamento do seu time.
Depois, meça o impacto causado pela palestra nesse índice. Desse modo, você terá uma base para saber se a palestra motivacional foi um sucesso ou não.
7. Complemente a palestra motivacional com outras ações
Para ter o mais sucesso com a estratégia, lembre-se de que somente a palestra motivacional não é o suficiente para manter os seus funcionários engajados no longo prazo. É importante garantir que o material será complementado por outras ações.
Um exemplo interessante foi a Microsoft. Para aumentar os seus índices de produtividade e diminuir os custos de energia, a sede japonesa da empresa fez um teste com semanas de trabalho de 4 dias. Os resultados: 40% mais produtividade e 23,1% menos consumo de energia.
Claro que isso não significa que você deva dar um dia de folga extra por semana para os seus funcionários, mas é interessante conhecer experimentos para pensar em ideias de ações que complementem a palestra dada e garantam uma motivação maior no longo prazo.
Seguindo essas 7 dicas, você garantirá que os efeitos da palestra motivacional na sua empresa serão os maiores possíveis.
O que achou das dicas? Se você tem alguma dica extra para dar, conte para gente nos comentários abaixo!