Como melhorar a saúde financeira de uma empresa?

Como melhorar a saúde financeira de uma empresa?

Uma boa saúde financeira é um dos maiores desafios enfrentados pelos brasileiros nos dias atuais, tanto na sua vida pessoal quanto na parte profissional, mas ao adicionar mais uma variável a esta equação, o fator gestor de negócio a necessidade de uma boa educação financeira fica ainda maior.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, um dos principais motivos que fazem as empresas fecharem as suas portas é justamente a falta de planejamento financeiro estratégico e a habilidade de saber lidar com as adversidades que  permeiam o caminho do gestor.

A pesquisa ainda foi muito além, mostrando que a situação real era ainda pior que se esperava, os dados mostraram que todos os negócios de todos os tamanhos possuíam métodos insuficientes para a gestão e os seus processos a maioria das vezes eram ultrapassados.

A saúde financeira de uma corporação é a coluna que vai sustentar a operação e garantir a sua sobrevivência no longo prazo, o mundo em que vivemos está em constante evolução e passa por mudanças abruptas o tempo inteiro, a pandemia do coronavirus é um ótimo exemplo dessa situação, fazendo assim que os gestores e negócios tenham que se desdobrar em novos métodos  e estratégia para manter as portas abertas.

Os negócios que possuem uma boa saúde financeira, operando sempre com folga e nunca com a corda no pescoço, possuem uma maior margem para se adaptar às adversidades e principalmente manter-se operando sem ocasionar maiores danos.

Melhorar a saúde financeira de um negócio sempre foi e sempre será um grande desafio, é preciso uma série de habilidades que exigem muito do gestor, ainda assim é possível e pode ser realizada sob a orientação correta, por isso, se você está em busca de melhorar as finanças e sair do vermelho, veio ao lugar correto, onde vamos listar todos os passos e as melhores dicas para pôr um fim no mau gerenciamento.

A saúde financeira desmistificada

Muito se fala sobre finanças e quanto ela é importante para a vida e o dia a dia das pessoas sejam as jurídicas ou físicas, mas nem todos compreendem perfeitamente o que é a saúde financeira, só sabem que deve ser feita.

Para começar o processo de gestão é necessário antes de mais nada, conhecer o que você e sua empresa estão buscando, sendo assim em poucas palavras, a saúde financeira é nada mais que a condição que a corporação e seus gerenciadores, possuem de total controle de seu capital, gerenciando sempre seus gastos e investimentos em busca do que mais se encaixa no que julgam como rentável ou benéfico para o negócio.

Com isso em mente, é como se fosse a habilidade e expertise de gerenciar com equilíbrio a receita e a despesa.

Portanto deve sempre haver a inteligência por trás das atitudes, a boa saúde financeira não é simplesmente um fator, mas sim, a junção de diversos outros, que unidos fazem a empresa prosperar financeiramente, afinal de contas, não adianta somente possuir um bom fluxo de caixa ou sistema de gestão online, na verdade é necessário, saber como poupar e o que deve ser feito com este dinheiro para assegurar a sustentabilidade da corporação.

O que fazer para melhorar a saúde financeira da empresa

Sem dúvidas alguma o primeiro passo para possuir uma boa gestão é compreender o que é e seus conceitos básicos, somente aí estará pronto para partir à próxima etapa e avançar para os métodos de gestão de fato.

Para conseguir fazer o que é correto é preciso antes, compreender o que é errado, e como evitá-lo, por isso fique com as melhores práticas que farão sua empresa deixar de estar no vermelho e passar a crescer.

Controle de despesas

O passo seguinte a compreensão de como se dá a gestão correta, é saber como lidar com as despesas na prática, obtendo a análise correta das quantias que entram e saem.

No campo prático, analise quais são os gastos fixos, estude-os a fim de identificar se são realmente necessários, ou se há modos de economizar com eles, busque negociar com fornecedores por preços menores, abra licitações se preciso.

Centralize o controle de gastos

O processo de gerenciamento de gastos é extremamente delicado, muitas das vezes exige muito de muitas pessoas, e como resultados há diversos furos no percurso.

Por isso, a atitude correta a ser tomada é criar uma centralização financeira, seja na figura de um gestor ou então em um setor de finanças, desta forma a comunicação vai ser mais precisa, cabendo muito menos ruídos, a gestão única corre menos riscos de problemas e evita uma colcha de retalhos ineficiente.

Calendário financeiro

Toda empresa necessita de um calendário, para mapear quando são os momentos que lucra mais ou gasta mais, é muito comum principalmente em empresas com serviços sazonais ou periódicos.

Você vai ter em um só lugar os gastos, despesas e os melhores momentos de lucro, facilitando o planejamento estratégico.