É verdade que o ano de 2021 ainda está na sua metade, mas já é hora de começar a pensar em como investir em 2022. Afinal de contas, quanto mais preparado para o futuro você estiver, melhores serão as suas estratégias e resultados financeiros. Isso é especialmente verdadeiro por causa da mudança significativa de paradigma que teremos no ano que vem, graças ao fim da pandemia do novo coronavírus.
Por enquanto, o coronavírus ainda é uma preocupação diária em todo o mundo. No entanto, a vacinação avança rapidamente e, em breve, é provável que praticamente todos os países alcancem a marca de 75% da população totalmente vacinada, o que deve segurar bastante a propagação do vírus. Se isso não acontecer ainda em 2021, provavelmente acontecerá no começo de 2022. Assim, o mercado financeiro poderá sair do “modo crise” da Covid-19 e voltar a focar em outras áreas, o que trará resultados significativos a todos.
Se você quer pegar essa área de ascensão, precisa saber como investir em 2022 do jeito certo. Confira a seguir alguns mercados que prometem no ano que vem!
4 mercados para quem quer saber como investir em 2022
1. Criptomoedas
Você não precisa de um curso de Bitcoin para iniciantes para entender como o mercado de criptomoedas representa um bom investimento em 2022 e nos próximos anos.
Em primeiro lugar, o Bitcoin em si cresceu 400% nos últimos meses, um movimento muito impulsionado pela busca no mercado internacional de uma reserva de valor perante ao dólar e outras moedas.
Depois de algumas ações regulamentares por parte da China, o Bitcoin caiu de valor drasticamente em 2021, o que faz desse momento o melhor possível para comprá-lo. Afinal, ele está abaixo do seu real valor de mercado e a tendência é que suba no próximo ano.
Mas não é só o Bitcoin que pode ser um ótimo negócio no momento. Existem outras criptomoedas em franca ascensão no mercado, desde a Ethereum até a Dogecoin, considerada uma “moeda meme”.
2. Dólar
Outro investimento de Renda Variável que deverá trazer resultados expressivos em 2022 será o dólar. Isso porque o mercado acredita que, em 2022, o Governo Americano colocará mais títulos públicos à venda para controlar sua própria inflação, o que deverá levar muito dinheiro internacional para os EUA, fortalecendo sua moeda.
Além disso, muitos analistas enxergam o real se desvalorizando mais naturalmente em 2022 caso a inflação brasileira não entre em um nível controlado. Portanto, a perspectiva é de um aumento do dólar no ano que vem, o que pode fazer da moeda americana e de contratos de mini-dólar na Bolsa investimentos atrativos.
3. Bolsa
A Bolsa de Valores segue como um investimento muito atrativo em 2021 e não há razões para crer que não veremos um movimento semelhante em 2022. Depois de um começo de 2020 em que a Bolsa caiu bastante em março por causa da crise do novo coronavírus, mas conseguiu se recuperar a tempo, não há nenhuma crise do tipo à vista para atrapalhar o desempenho da B3 no ano que vem.
Assim, a expectativa é que quem investir na Bolsa receba um crescimento relativamente estável, desde que saiba onde alocar o seu dinheiro, claro. Afinal, a Bolsa é Renda Variável e não há garantias ou certezas nessas aplicações.
Ainda hoje, milhões de brasileiros atuam na Bolsa em busca de ganhar dinheiro com Day Trade, mas mais de 90% deles têm prejuízo. Essa não deve ser a estratégia mais lucrativa do ano que vem. Quem realmente ganhará dinheiro é quem apostará em empresas seguras, bem gerenciadas e com um desenvolvimento estável.
4. Opções
O mercado de Opções vem se popularizando no Brasil. Hoje em dia, ele já é uma alternativa relativamente conhecida dos investidores mais intermediários e avançados, com muitas variações no seu uso.
Para alguns, o mercado de Opções é a chance de ganhar muito dinheiro de uma vez só com a estratégia do Pozinho (comprar contratos de Opções por 1, 2 ou 3 centavos e, quando eles “acertarem”, vendê-los por R$1,00, para uma valorização gigantesca). Outra alternativa é uma busca por renda recorrente constante com a compra e venda de contratos de Opções antes de serem executados. Ou seja: há muita flexibilidade nesse mercado e isso será mais explorado em 2022.
Pronto! Agora que você já sabe como investir em 2022, é hora de começar a traçar seu plano de aplicação. Lembre-se de que é importante ter em mente o seu perfil de investidor antes de fazer qualquer investimento, além de considerar um balanceamento adequado de aplicações na sua carteira. Mesmo que você seja um investidor agressivo, é bom ter ferramentas de proteção na sua carteira. Ao mesmo tempo, mesmo que você seja mais conservador, é vital ter algumas estratégias de maior rentabilidade potencial.
E aí, gostou das dicas? Então conte para a gente onde você investirá seu dinheiro em 2022!