Muitas empresas que ainda não possuem presença no buscador mais famoso do mundo, perdem a oportunidade de ampliar mercados e de se fortalecerem no segmento. Veja como reverter essa situação.
Quando se monta uma empresa, a última coisa que se quer é perder dinheiro. Investe-se em tecnologia, sempre visando o melhor custo / benefício. Investe-se em mão de obra, visando a melhor capacitação e desempenho em cada seção.
Investe-se em segurança, a fim de não sofrer qualquer susto e frustração com furtos e roubos. E claro, investe-se em informação e conscientização, para evitar desperdícios dentro da empresa.
Agora, e em publicidade, o quanto se investe? Geralmente pouco ou quase nada.
Empresas que investem em publicidade e propaganda no mundo todo, descobrem o quanto perderam de dinheiro até então porque achavam que o investimento era “gasto” ou mesmo o faziam de forma equivocada e portanto, não tinham retorno.
Investir em marketing é ouro! Contratar uma agência SEO em Portugal, por exemplo, fez toda diferença para muitos profissionais brasileiros que se mudaram para a Europa em busca de uma vida melhor. Através da ferramenta, não só conseguiram sobreviver, como também ampliaram as demandas sem qualquer dificuldade.
Por que o trabalho SEO no Google é investimento?
Por que quando se investe em SEO, na verdade, não se está investindo em um link para as pessoas clicarem no Google, mas no poder de convencer e converter o público leitor em clientes através dos conteúdos do site ou blog da empresa.
É um trabalho que torna a empresa mais consolidada na rede, tornando-a mais acessada e procurada conforme as pesquisas que o seu público alvo faz quando procura algum serviço ou produto seu.
Como o Google faz a seleção dos melhores?
O Google possui mecanismos que analisam estes conteúdos criados, tais como artigos, vídeos, imagens, além da estrutura do blog ou do site da empresa / profissional, para verificar se o conteúdo é sério e, portanto, merece ser visitado.
O que torna um conteúdo confiável aos “olhos” do Google são a sua estrutura, leiturabilidade, termos e palavras-chaves utilizados (conforme as pesquisas realizadas pelo público). Não basta apenas “inserir” as palavras-chaves no texto.
O mesmo precisa ser de relevância, porque do contrário, o buscador entende que houve um tipo de “sabotagem” para acelerar as buscas em torno daquele site ou página e portanto, deixa de direcionar o público.
O buscador analisa ainda muitos outros quesitos como a velocidade das páginas nos acessos, peso das imagens que carregam a cada acesso, estrutura a qual o site foi montado, redes sociais disponíveis, links parceiros de sites de nome e responsabilidade, dentre outros fatores.
Quais as vantagens de ampliar a presença no Google?
A maior delas é que a concorrência sempre perde espaço. Quanto mais conteúdo o visitante tem acesso sobre uma empresa, mais possibilidades de conversão o empreendedor encontra. A segunda é o efeito “cauda longa”.
Quando se investe em presença no Google com ótimos conteúdos e uma escalonagem em SEO, é possível verificar resultados mesmo que se tenha criado o conteúdo há um bom tempo.
Isso porque o Google compartilha tais páginas com os visitantes, dada sua veracidade de informações e claro, a quantidade de acessos que a mesma já recebeu.
Por fim, quanto mais investimento houver nesse sentido, maior e mais duradouro será o retorno do empreendedor.
Por isso, investir em SEO tornando a empresa mais engajada e acessada pelo público alvo, jamais pode ser considerado gasto e sim, investimento que vale ouro.
E quanto menos a concorrência entender isso e achar que Google significa um gasto desnecessário, melhor.