Um evento de esporte, especialmente de boxe, deve ser feito pensando na segurança de seus participantes e na legalidade da atuação que está ocorrendo ali. Quem organiza esses tipos de eventos precisa estar bem ciente sobre o que diz a legislação sobre o assunto, afinal é muito importante sempre considerar a lei antes de começar o planejamento para promover um evento de boxe ao público.
Podemos dizer que a legislação reconhece o boxe e outras artes marciais variadas no território brasileiro desde 2014 e, portanto, não existem problemas para fazer a publicidade de eventos como esse, mas ainda é bom que organizadores compreendam como um evento do tipo necessita do auxílio e presença de um advogado desportivo e do reconhecimento das leis sobre as chamadas artes marciais mistas, ou MMA em inglês.
Podemos dizer que o direito desportivo é pouco reconhecido, sendo uma das áreas do Direito que poucas pessoas consideram ao se especializar, porém é a melhor para quem ama lei e justiça e também gosta de esporte. Promover um evento, especialmente grande, que inclua esportes como as artes marciais mistas, uma categoria que o boxe faz parte, precisa ser feito de forma que tudo seja seguro, legal e também justo para quem participar.
Podemos ainda dizer que eventos como esses são muito importantes e, por isso, promover eles e fazer publicidade sobre o assunto, desde que seja correta e com informações concisas é algo que é muito bom para a sociedade, desde para indivíduos jovens ou adultos interessados na área das artes marciais como o boxe.
O que é o direito desportivo e como ele se aplica nesse caso?
O direito desportivo não é nada novo em território nacional, pois nasceu em 1941 e veio se tornando mais popular atualmente, apesar de não ser reconhecido pela maioria da população, ele é um tipo de direito exercido por profissionais especializados na área que devem ter pós-graduação para entrar nesse ramo. Esse segmento possui muita força dentro do esporte profissional, mas também pode ser usado em pequenos e médios eventos de esportes com vários fins.
Primeiro, é preciso compreender o que é direito desportivo para realmente ter uma noção mais ampla de sua necessidade dentro de um evento desse tipo, especialmente se ele for aberto para o público de uma cidade e tenha fins educativos. Em 1941 o direito desportivo foi criado no Brasil, tendo como objetivo estruturar o esporte no país. Durante esse tempo, foi criado o Decreto-Lei 3.199.
Nele, criou-se o Conselho Nacional de Desportos (CND), um órgão administrativo firmado como a última instância no esporte brasileiro.
Conhecer a legislação é imprescindível para o advogado que deseja atuar no Direito Desportivo. Esse é apenas o pontapé inicial para que, independentemente dos interesses que defender, o faça de maneira competente. Ela é aplicada no caso de um evento de boxe para analisar qualquer questão como injustiça no momento da prática do boxe durante o evento, informações que não são concretas para promover o esporte e mais. Enquanto é recomendado contratar um advogado da área apenas se algo ocorrer, é válido que o organizador do evento saiba de sua existência.
Como funciona a legislação para promover um evento de boxe?
Em 2014, as chamadas artes marciais mistas se tornaram reconhecidas e regulamentadas pela Lei 15.563/2014, visando tornar esse esporte mais acessível para o público e promover um desenvolvimento físico para a população que se interesse por essas artes marciais, que também incluem o boxe e outros tipos de lutas variadas.
Sendo assim, a legislação regulamenta por completo a publicidade desses eventos, pois é visto como uma forma de promover bem estar físico, educação e entretenimento para o público interessado nessas artes marciais.
Com a regulamentação, foi possível que clubes, associações, escolas, academias e entidades religiosas que proporcionam a prática de artes marciais mistas a seus associados possam realizar demonstrações públicas e competições, desde que levando em conta a legislação referente a eventos esportivos.
Como promover um evento de boxe com sucesso?
Sabendo, então, que a lei incentiva a promover eventos como esse, é possível dizer que existem três maneiras principais de fazer uma boa campanha para promover um evento de boxe de sucesso. Uma das principais, por exemplo, é algo que a própria legislação já deixou claro: incentivo ao esporte e a atividade física. Mostrar resultados, apresentar estatísticas em cartazes, em postagens nas redes sociais e mais pode atrair pessoas que pensam em seu bem-estar para conferir o evento durante o dia que ele ocorrer.
Já mencionadas, as redes sociais são chave para o sucesso da publicidade de qualquer evento atualmente, sendo um segundo passo para que a organização do evento seja completa. É possível usar Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais para fazer postagens relacionadas com o boxe, MMA e outros esportes que podem estar presentes neste evento para conquistar pessoas interessadas.
Por último, é bom que haja um investimento em anúncios, seja na internet ou fora dela, isso depende muito do nível do evento e o quanto o organizador planeja ganhar nele. Seja Facebook ou Instagram, pode-se pagar um determinado valor correspondente ao tempo que deseja manter a publicidade em destaque na rede.