Como fazer marketing para o público feminino?

Como fazer marketing para o público feminino?

Em um mundo cada vez mais igualitário, onde as mulheres que, infelizmente, não tinham voz estão se levantando e protestando por seus direitos, é importante entender como fazer marketing para público feminino, pois essas pessoas estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho exercendo funções que antes eram reservadas somente para homens.

Essa mudança de comportamento é notada por profissionais de marketing digital e, por isso, apresenta grandes oportunidades de trabalho para quem pensa em investir em propagandas para um nicho tão específico.

Como sabemos, as estratégias de marketing visam a experiência do cliente e, no caso das mulheres, devemos entender que elas estão cada vez mais inseridas no empreendedorismo e, portanto, os métodos clichês devem ser deixados de lado, pois não fazem mais sentido.

Para exemplificar, as propagandas de cerveja, por exemplo, sempre deixavam expostas mulheres seminuas para atrair o público masculino para o consumo de bebidas alcoólicas, mas, hoje em dia, um dos maiores consumidores de cervejas faz parte do público feminino e, obviamente, além de não fazer sentido esse tipo de propaganda, ainda é considerada uma prática machista.

Entenda as datas comemorativas e como fazer marketing para público feminino?

Então, quem pensa em como fazer marketing para público feminino deve considerar as datas específicas como o dia das mães e o Dia Internacional da Mulher, por exemplo, pois, essas datas são voltadas para lembrar desse público que tanto sofre na vida e que merece o respeito devido.

O Dia Internacional da Mulher não surgiu como estratégia de marketing como muitos acreditam, mas como uma homenagem a um público até então subjugado durante muito tempo.

A data surgiu no final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos e em alguns países europeus e a finalidade desse dia era pautado no feminismo, movimento que marcou a vida de milhares de mulheres à época, mas que repercute até os dias de hoje.

Então, no dia 8 de março de 1917, aconteceu uma das maiores revoluções de mulheres até hoje, sendo que, na ocasião, muitas reivindicavam melhores condições de trabalho e pediam a entrada da Rússia na Guerra Mundial.

Essa data emblemática tornou-se o Dia Internacional da Mulher, em 1970, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretaram isso.

Essa data foi decretada como forma de alerta para que a população valorizasse as conquistas sociais e econômicas das mulheres no mundo todo.

E, o dia das mães citado também não precisa ser explicado, afinal, se existe uma pessoa que merece ser enaltecida de lembrada por quem pensa em saber como fazer marketing para público feminino essa figura é a mãe.

Por que é importante saber como fazer marketing para público feminino?

Saber como fazer marketing para público feminino é uma dúvida comum para diversas empresas, portanto, não é apenas um capricho, mas uma necessidade saber lidar com as mulheres.

Algumas pesquisas realizadas pela agência J. Walter Thompson, em 61% das casas no Brasil, a decisão de comprar algo é das mulheres e, isso vai desde artigos pessoais até compras de supermercado mensais.

Outros dados levantados pelo site Nielsen revelam que a porcentagem de riqueza gerado pelo público feminino teve um crescimento de 25% ao redor do mundo e, aproximadamente, um bilhão de mulheres devem entrar no mercado de trabalho durante os próximos cinco anos.

No Brasil, mais de 30 milhões de mulheres são as principais responsáveis pelos cuidados com a casa, sobretudo dos filhos. Desse modo, é comum encontrar mães que tenham que empreender em diferentes setores para suprir as necessidades diárias delas mesmas e de suas crianças.

Por tudo isso é importante saber como fazer marketing para público feminino, afinal, o dinheiro está cada vez mais próximo dessas pessoas do que dos homens, sempre mais valorizados até então.

Dicas de como fazer marketing para público feminino

Como vimos, o público feminino vem com tudo para se solidificar e se manter presente na sociedade, por isso, separamos algumas dicas para quem pensa em ganhar dinheiro sabendo como fazer marketing para público feminino.

Conheça as dores das mulheres

Não precisa de muita pesquisa para saber quais os problemas apontados por esse público, afinal, assistimos notícias que relatam o ponto de vista dessas pessoas ao redor do mundo, e basta investir em melhorias para os problemas como a valorização do corpo fora dos padrões, a falta da necessidade de alongamento natural de cílios, por exemplo e até mesmo o uso de cabelos diferentes.

Fuja de estereótipos

Jamais devemos criar uma propaganda que insiste que o público feminino é frágil, pois, esse é um dos estereótipos que as mulheres vêm tentando quebrar há anos.

Além disso, quem pensa em saber como fazer marketing para público feminino, deve desconsiderar que qualquer roupa seja atribuída a algum desvio de caráter e até mesmo assuntos como azul para menino e rosa para menina são temas polêmicos que fazem com que as empresas que insistem em associar cores a gêneros percam muito dinheiro.