Como está o mercado do aço no Brasil: entenda os números

Como está o mercado do aço no Brasil: entenda os números

O mês de maio foi histórico para a produção brasileira de aço bruto. Para se ter uma ideia, o nosso país alcançou 3,1 milhões de toneladas. É o melhor cenário desde outubro de 2018. Quando calculamos de janeiro a maio de 2021, o Brasil registra 14,9 milhões de toneladas. Isso significa que a produção teve um aumento de 20,3% se comparada ao mesmo período de 2020.

Em maio, as vendas internas alcançaram 2,1 milhão de toneladas, atingindo um aumento de 73,9% comparando com o mesmo período de 2020. O consumo de produtos siderúrgicos nesse mês foi de 2,5 milhões de toneladas, registrando um aumento de 83% em comparação à mesma época de 2020.

O alto crescimento dos números pode ser explicado pela base de comparação com maio de 2010, o segundo período mais complicado de demanda causada pelo pandemia do novo coronavírus, refletindo de forma negativa tanto na indústria do aço como na indústria de transformação de maneira geral.

Números do primeiro semestre do ano

Os primeiros cinco meses de 2021 foram bastante positivos para as vendas internas. O mercado calculou 10 milhões de toneladas. Na prática, isso representa um aumento de 46,4% em comparação ao período de 2020.

O consumo de produtos siderúrgicos nos primeiros cinco meses de 2020 foi de 11,5 milhões de toneladas, somando um crescimento de 50,7% que foi monitorado na mesma época de 2020, a maior quantidade desde outubro de 2013.

Análise dos números

As informações que foram apresentadas acima mostram que a indústria de aço está em alta no país. A produção é maior não só em comparação com o período da pandemia, mas também nos meses que antecederam a maior crise sanitária da história.

O sucesso pode ser explicado pela retomada da economia e pela estratégia que algumas empresas estão construindo para lidarem com a volatilidade do mercado. Agora, elas formam grandes estoques para não serem surpreendidas pelos próximos meses.

A volatilidade ocorre em virtude do aumento nos valores das commodities. Praticamente todos os insumos e matérias primas, principalmente o minério de ferro e sucata, estão com os preços altos, sendo responsável pelo impacto nos gastos de produção da indústria do aço.

Índice de Confiança recua em junho

O Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) de junho de 2021 diminuiu 7,3 pontos em comparação com maio. Agora, ele está com 63,8 pontos. A baixa ocorreu depois de dois meses em que foi registrado um crescimento interessante do indicador. A confiança dos CEOs da indústria do aço está abalada porque a expectativa do mercado para os próximos seis meses piorou.

Apesar da alteração que ocorreu em junho, o indicador ainda está 13,8 pontos sobre a linha divisória de 50 pontos, e 2,6 pontos a mais do período histórico do número (61,2), que começou em abril de 2019.

Números com mais de 50 pontos transmitem uma imagem de confiança, enquanto os números abaixo dessa quantidade representam desconfiança. O ICIA teve um aumento de 2,9 pontos em comparação ao período anterior, para 72,1 pontos.

O registro de expectativas para o próximo semestre diminuiu 12,4 pontos na mesma comparação, para 59,6 pontos.

Realidade atual do mercado

É fundamental deixar claro que o mercado de aço doméstico não está enfrentando nenhuma mudança brusca. O fornecimento está normal e a produção das empresas siderúrgicas está maior se for comparado com o período anterior da pandemia.

Os dados que foram mencionados acima são do Instituto Aço Brasil. Trata-se de entidades representativas das organizações brasileiras que são produtoras de aço. Ele é o antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia, que iniciou as suas atividades em 31 de maio de 1963.

Todos os meses o portal do Instituto divulga as estatísticas mensais do aço no Brasil. É importante acompanhar para descobrir como está o desenvolvimento desse setor em nosso país.

Não importa se você necessita de grades de piso ou outros tipos de materiais. Busque por opções que tenham aço de qualidade. Dessa forma, será possível construir ótimos projetos.

Após descobrir como está o mercado do aço no Brasil, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam de forma positiva em seu negócio.