O mercado está cada vez mais segmentado e os cursos promovidos no passado já não fazem mais tanto sucesso. Existem locais que ensinam idiomas com aulas virtuais, outros aprimoram a língua para negócios ou intercâmbio, mas uma dificuldade comum a todo empresário é sobre como divulgar online uma escola de idiomas.
Essa dúvida acontece por causa do alcance regional e limitado dos pequenos estabelecimentos, problema que não atinge as grandes redes e franquias.
Se você é um empresário ou trabalha no marketing de uma escola de idiomas e quer entender como divulgar e captar novos alunos online, leia então este conteúdo até o final.
Defina bem quem é o seu público-alvo
Esta primeira etapa parece um tanto óbvia, mas não é. Muito empresário comete o erro de acreditar que o produto dele é relevante para todo mundo. Ao adotar tal postura, perde-se tempo e dinheiro, o que é algo extremamente prejudicial para o futuro da escola de idiomas.
Sabendo disso, você tem alguns caminhos a percorrer. Se a escola já estiver funcionando, elabore então uma pesquisa de campo para saber a idade média, profissão, nível escolar, distância até o trabalho ou casa e quais são os objetivos de cada aluno com o idioma estudado.
Se ainda não tem público, o foco deve ser criar algumas personas e testar a aderência delas com aquilo que você tem a oferecer. Por exemplo, se for um curso de idiomas para executivos da área bancária, que tal testar gatilhos mentais para os jovens e outros para quem ocupa cargo de chefia?
Talvez você chegue até a questionar qual é a importância de saber o público-alvo do meu projeto? Este levantamento é muito importante pois ajudará a definir qual é a melhor abordagem, qual será a melhor oferta, quais são as dores e os desejos e permitirá, após as campanhas de divulgação, entender com qual público suas ações tiveram mais sucesso.
Para esse diagnóstico, é necessário usar algum sistema para armazenamento das informações de cada aluno, elaborar um relatório de vendas e atualizá-lo constantemente.
Onde o meu público é encontrado online?
Após entender quem é o seu público, é hora então de estudar a sua jornada de consumo de informações online. Pode ser que ele esteja em alguma plataforma de jogos, em um aplicativo bancário ou faça pesquisas sobre temas relacionados em algum buscador.
Esta etapa vai exigir muita atenção e ajuste da comunicação que será direcionada para conseguir divulgar a escola de idiomas de forma assertiva.
Plataformas como Google e Facebook funcionam de formas diferentes e podem alcançar o mesmo público, mas em momentos opostos.
Por exemplo, vamos supor que a sua localização seja no bairro do Morumbi em São Paulo e um usuário esteja procurando na região por formas rápidas de aprender inglês para negócios ou melhores escolas de inglês de São Paulo. Você pode, por meio de compra de anúncios para determinadas palavras-chaves, fazer com que o link da sua escola apareça em destaque.
A vantagem de usar essa plataforma do Google é que você paga por clique e também consegue se destacar em uma pesquisa com intenção clara de negócio.
Já uma campanha no Facebook ou Instagram, redes da mesma empresa, permite que você selecione a idade, o endereço, dados sociais e diversas outras informações para que o seu anúncio seja exibido para públicos com as mesmas características desejadas.
É importante ressaltar que quem está em uma rede social está em busca de informações mais leves e isso deve transparecer em sua comunicação publicitária.
Agora, se o anúncio estiver em destaque no LinkedIn, você pode mesclar as informações do público com uma redação que reforce o quanto aprender e dominar um outro idioma pode ajudar na evolução da carreira e no sucesso profissional, por exemplo.
Explore os gatilhos e gere valor
Competir apenas pelo preço não é uma forma saudável de gerenciar um negócio. Sabendo disso, você deve elaborar a sua estratégia de divulgação da escola de idiomas com clareza sobre o público-alvo e seus maiores desejos.
Explore esses desejos e também as dores deste público em sua campanha publicitária, mas só faça promessas que seja capaz de cumprir.
Mostre a qualidade do seu serviço e os benefícios que o aluno terá ao escolhê-la, sem que seja necessário competir por preço.
Depois de implementar todo esse plano, avalie as métricas do negócio, os KPIs de vendas e também o tempo médio de permanência de um aluno para saber se o seu custo de aquisição se justifica.