Como diversificar o canal de vendas e gerar leads

Como diversificar o canal de vendas e gerar leads

Para conquistar e reter clientes, é preciso investir em estratégias de marketing digital. Confira aqui algumas ideias de como diversificar o canal de vendas e gerar leads!

Com o aumento de negócios on-line e a expansão das interações virtuais com os clientes, o empresário deve estar atento às novidades envolvendo as novas formas de conquistar clientes.

Uma das estratégias mais utilizadas atualmente é a diversificação do canal de vendas, assim a empresa estará presente de diversas maneiras, oferecendo seus produtos e serviços ao consumidor.

Atualmente, diversificar os canais de venda é a forma mais eficaz de gerar leads, resultando em conversões.

Como diversificar o canal de vendas e gerar leads
Pixabay

Afinal, o que são leads?

O lead nada mais é do que uma pessoa que se interessou pela solução que sua empresa oferece, preenchendo algum tipo de formulário de contato em seu website.

Nem todo visitante do site se torna um lead, então as empresas diversificam as ideias para fazê-lo deixar seus dados cadastrados para receber contato posterior, seja recebendo atualizações, baixando material grátis ou acusando interesse em algum serviço ou produto.

Hoje, a geração de leads é uma das maiores preocupações das empresas que têm presença on-line, afinal, muitos deles podem converter em vendas e na conquista de clientes assíduos para a empresa.

4 formas de diversificar os canais de vendas na internet

Atualmente existem diversos negócios que funcionam de forma física e virtual, além dos que funcionam somente na internet.

O e-commerce é o canal de venda mais utilizado na internet. Consiste em um website apresentando os produtos ou serviços, com opções de conclusão da venda direto no site, com diversas formas de pagamento e entrega.

Mas a empresa pode utilizar mais canais simultaneamente para aumentar a geração de leads e, consequentemente, suas conversões.

1. Sites comparadores de preço

Existem diversos sites que oferecem o serviço de comparação de preço do mesmo produto para os clientes. Para e-commerce de produtos, estar nestes sites é imprescindível, principalmente se o seu produto tem valor competitivo.

Os consumidores que acessam este tipo de comparador estão realmente procurando tomar sua decisão através do melhor preço ou melhor relação custo/benefício.

2. Aplicativos

A maior parte dos usuários da internet utilizam dispositivos móveis. Muitas pessoas desistem de alguma compra se o website não funciona corretamente nestes dispositivos. Uma forma criativa de trazer mais clientes para seu negócio é a criação de um aplicativo, além da otimização do site para dispositivos móveis.

Muitas empresas que desenvolvem aplicativos conseguem captar mais leads criando a necessidade de fazer um cadastro prévio para acessar o conteúdo do aplicativo, além de gerar descontos e condições exclusivas para os usuários do app.

3. Blogs

Mesmo que parecem ultrapassados tem um enorme potencial de geração de tráfego orgânico e captação de leads para o seu site, podendo ser utilizado para empresas de diversos nichos. Por exemplo, existem sites focados na venda de seguros on-line, que fazem uma comparação de planos nas melhores seguradoras do Brasil, para oferecer o melhor custo benefício para o cliente. 

Uma das formas que mais trazem visitantes e leads para o site é justamente a sessão do blog, onde trazem conteúdos como notícias, listas e resolução de dúvidas sobre o mundo dos seguros. Assim, os visitantes que se interessam pelos conteúdos podem ser atraídos pelo serviço de seguros, realizado totalmente on-line.

4. Marketplaces

Os marketplaces são websites que funcionam como plataformas para quem não tem uma loja virtual vender seus produtos ou para quem quer diversificar o canal de venda. Assim, o cliente fica mais seguro em comprar, pois existe uma empresa conhecida assegurando todo o processo de compra.

Ultimamente, vários websites de lojas conhecidas também começaram a atuar como marketplaces, possibilitando muitas pequenas empresas a gerar leads e conquistar clientes.

As plataformas de marketplace geralmente oferecem opções de pagamento, divulgação e outras facilidades para os empresários.

Ao investir nas ferramentas certas para diversificar seu canal de vendas, a sua taxa de conversão aumentará. Mas, recomendamos não abandonar as mídias tradicionais, já que as redes sociais, por exemplo, têm sido ótimos canais de vendas.

Além delas, jornais, revistas e até mesmo divulgação por meio do rádio poderão ajudar a atrair um nicho maior de clientes. O importante é sempre fazer um planejamento estratégico, com metas traçadas a curto, médio e longo prazo.

Com isso você alcançará seus objetivos e terá melhor posicionamento no seu nicho de negócio.

Por: Andreia Silveira, freelancer em Marketing de Conteúdo e estratégia para sites e redes sociais desde 2011.