Para os pais, escolher a carreira de um filho é um momento doloroso. Parece haver muitas coisas em jogo: satisfação profissional, prestígio, respeito dentro da carreira profissional e bem-estar.
A forma como os pais se comportam nesse momento pode ajudar ou atrapalhar o progresso de um jovem, mesmo que sua atitude em relação aos filhos esteja enraizada no que há de mais puro e bonito dentro do relacionamento.
Veja algumas dicas que tem o objetivo de ajudar o seu filho nesse momento tão importante.
Vamos lá?
Sonho do pai VS sonho do filho na escolha de uma faculdade
É muito comum que diversos pais coloquem os seus sonhos e as suas conquistas dentro da carreira dos filhos. E muitas vezes eles fazem isso sem perceber.
Essa atitude poderá causar diversas consequências para o relacionamento entre pais e filhos. Se um adolescente se sente privado de escolha, ele pode rejeitar completamente o conselho dos pais.
Por outro lado, quando o jovem é muito filiado para com seus pais, sua resposta pode ser obedecer aos desejos desses amados personagens e, no futuro, quando já tiver trilhado o caminho da formação profissional, pode sofrer decepções pessoais.
É muito importante sempre lembrar se você também pode ajudar os seus filhos dentro do processo de autodescoberta e lidar com diversas frustrações e dilemas que estão relacionados com as suas escolhas passadas e presentes, procurando a psicoterapia.
Converse sempre com o seu filho sobre a escolha de uma faculdade
Falar aberta e honestamente com adolescentes pode ser a tarefa mais difícil da vida de um pai.
Entenda que ele está procurando definir quem ele é. Se não houver conversa, é muito provável que exista uma separação da sua família. É por causa disso que a grande maioria dos adolescentes são tão “rebeldes” e gostam de desafiar os seus pais. Esse desafio pode ser benéfico para desvendar as maiores questões da vida humana: responder à pergunta “Quem sou eu?”
Mesmo assim, uma conversa franca é sempre uma boa saída. Fale não apenas sobre os seus desejos para a vida, converse também sobre suas aspirações pessoais, sua história, arrependimentos que ele não fez quando era jovem, coisas que ele sonhava em fazer e coisas que seus pais não o apoiaram.
Busque sempre colocar os adolescentes para conversar com o seu filho. Você pode ter uma surpresa.
Saiba escutar
Muitas vezes os pais são culpados por não dar ouvidos aos desejos dos seus filhos, afinal, os pais sempre sabem o que é melhor para os seus filhos.
No entanto, é muito importante sempre respeitar os jovens porque ele é um homem que deseja sempre conquistar novas coisas.
Um adolescente só pode ser melhor compreendido a partir do momento que vamos abrir os nossos ouvidos e mentes, de fato, não apenas ouvindo-o, mas mais importante, quando ouvimos e damos valor, isso quer dizer, quando lidamos e avaliamos os sentimentos e desejos.
Não significa “colocar as mãos na cabeça”. Normalmente, apenas ouça e diga: “Eu entendo como você se sente, e você está certo em se sentir assim”.
Tire-o de alguém que ele não quer, porque você sabe o que é melhor para ele. Podemos destacar que essa é a mágica da validação.
Incentive-o a descobrir sobre o que realmente está acontecendo dentro da carreira na qual ele está interessado
Esta técnica na prática pode ser um momento delicioso de descoberta mútua. Se ele permitir, tente entender as realidades dessas ocupações mais de perto com ele.
Vale incentivá-lo a fazer visitas técnicas, conversar com profissionais de seu círculo social e até tentar fazer Cursos Online com Certificado que interessem aos jovens. Mas, lembre-se de deixá-lo fazer a exploração.
Contatos e ideias são com você. Na verdade, seu filho fará uma visita ou entrevista. Mais importante ainda, fale sobre as descobertas. Assim, todos os pais aprenderão muitas coisas novas com o mergulho de seu filho.
Apoie as escolhas do seu filho
Essa pode ser a parte mais difícil quando as expectativas atrapalham o relacionamento ou quando o adolescente se sente ignorado e, portanto, a conversa atrapalha.
Alcançar esse estágio de apoio verdadeiro significa abrir sua mente e coração para ver seu filho como ele é, abrir espaço para seus sentimentos e realmente ouvir o que ele quer.
É claro, a escolha não é algo fácil, principalmente quando os adolescentes se cobram por uma escolha que durará a vida toda.
Não precisa ser uma profissão para a vida toda
Entenda que uma escolha de carreira nesta fase da vida pode não ser uma escolha “para sempre”. Pesquisas de Cursos Online mostraram que as pessoas têm feito cada vez mais novas mudanças de carreira nos tempos contemporâneos.
Em um mundo onde a inovação está em alta velocidade, é natural que os indivíduos reexaminem suas carreiras para se adaptarem a um mercado em rápida mudança.
Além disso, o ditado “trabalhe como quiser” é uma obrigação para o sucesso, o conceito vai se referir à uma realização financeira, profissional e pessoal.
Esse texto sobre a escolha de uma faculdade foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Leia também: O que é preciso para fazer inventário no cartório?