Anote dicas para transformar o prospect em lead e, em seguida, fazer com que ele se torne um comprador dos produtos ou serviços da sua empresa. Veja como converter leads em clientes!
Da etapa da jornada de compra até a finalização da venda, a equipe de marketing está sempre empenhada em desenvolver estratégias que tragam resultados. Mas, leads devem ir além dos números apresentados na mensuração de resultados.
Ou seja, é preciso enxergá-los além da métrica de vaidade, ou uma lista enorme de leads. Afinal, isso pode fazer com que a sua empresa perca oportunidades.
Portanto, não basta ter vários contatos. É preciso saber aproveitá-los, já que cada indivíduo que preencheu seu formulário, está interessado no que a sua empresa oferece.
Então, aproveite que a pessoa está apresentando uma dor que a sua marca pode resolver. Saiba como converter leads em clientes!
Conversão de leads: como fazer?
A principal ação que as marcas encontram para atrair e converter leads em clientes, é o marketing de conteúdo. Por meio dos conteúdos digitais é possível oferecer a solução para a dor dos usuários.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de convênios médicos, pode criar um blog e usá-lo para atrair leads. Para isso, ofereça temas atraentes, que despertem a atenção do seu público-alvo, como “Dicas para contratar um plano de saúde mais barato”, “Ranking das melhores operadoras de planos de saúde”, entre outros.
Insira as palavras-chave certas e use outras estratégias de SEO. Assim, o seu conteúdo vai aparecer entre as primeiras sugestões dos buscadores, o que torna mais fácil o usuário clicar.
Então, para não perder a oportunidade de gerar leads, invista em uma call to action em todas as suas postagens. Mas, use-a de forma natural para não forçar o possível clique. Com isso, as chances de conseguir converter leads em clientes se tornam maiores.
Confira outras ações:
Alcance presença digital
Ter presença digital é indispensável para quem quer ter a marca encontrada por potenciais clientes. Para isso, invista em sites e nas redes sociais em que o seu público-alvo está.
Mas, não basta apenas criar uma página, é preciso mantê-la ativa, com conteúdos sempre atualizados. Para isso, apresente novidades do setor, dicas, entre outros conteúdos que contribuem com a dor do leitor. Foque em conteúdos relevantes para os seus leads, fazendo postagens diárias.
Foque em captar leads qualificados
Não desperdice tempo e recursos com consumidores que já demonstram que não vão adquirir um produto ou serviço da empresa. Lembre-se de que agilidade e eficiência é economia de custos.
Analise quais são os leads com perfil ou comportamento que remetem a intenção de compra. Assim, será mais fácil direcioná-los para a equipe de venda, o que aumentará a eficiência das propostas.
Utilize a automação de marketing digital
Por meio da automação de marketing digital, você pode acompanhar o seu lead em todos os estágios. Assim, ficará mais fácil investir nos leads em potencial, ou seja, nos que realmente podem adquirir o que a sua empresa oferece.
Ao fazer uso das tecnologias, softwares, aplicativos e sistemas para automatizar os processos de marketing, é possível oferecer um relacionamento personalizado com os clientes. Além disso, a automação de marketing também pode ser aplicada no pós-compra, de modo a manter o relacionamento com os clientes mais duradouro.
Use estratégias para o processo de nutrição de leads
A sua empresa sabe como otimizar o processo de nutrição de leads? Essa é uma prática muito importante para as marcas focadas em converter leads em clientes.
Ao identificar o consumidor como potencial cliente, ofereça um conteúdo adequado, que atenda a sua dor. Assim, será mais fácil aumentar a taxa de conversão.
Para isso, defina o objetivo de sua campanha, desenvolva conteúdos relevantes e tenha uma equipe especializada.
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no PlanoDeSaude.net.