O número de empresas no Brasil não para de crescer, muitas dessas empresas oferecem vários benefícios aos seus funcionários, como, por exemplo, vale-refeição, vale-alimentação, vale-combustível, plano odontológico e de saúde.
Esses são os benefícios mais comuns entre as empresas, porém existem muitos outros que podem mudar de acordo com a instituição na qual você trabalha, algumas também oferecem vale-cultura e até mesmo viagens de incentivo ou auxílio-creche.
Muitos empreendedores acreditam que para conseguir um plano empresarial é preciso ter uma empresa com muitos colaboradores, muito pelo contrário, para conseguir fazer esse tipo de contratação é necessário apenas ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e conseguir atender o requisito do mínimo de pessoas que cada operadora pede, que geralmente é de 2 ou 3 pessoas, como os planos de saúde SP.
Caso você seja um MEI Microempreendedor Individual) também se encaixa nos requisitos para conseguir fazer a contratação de um plano empresarial, ou seja, contratar um plano empresarial para seus funcionários é como se contratasse um plano para você e seus familiares, já que a quantidade mínima de pessoas é praticamente uma família.
Ao contratar um plano para sua empresa, é possível ter acesso a diversas categorias de planos e até mesmo a algumas vantagens, como, por exemplo, a diminuição da carência quando atinge um certo número de pessoas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como conseguir fazer a contratação de um plano empresarial, veja abaixo mais algumas informações que podem ser algumas de suas dúvidas, para ficar por dentro do assunto e poder beneficiar o melhor para seus funcionários.
Como contratar e como funciona um plano empresarial?
Pessoas com o CNPJ ativo podem fazer a contratação do plano de saúde, sendo qualquer convênio obtido, seja por um MEI, grande, média ou pequena empresa. Saiba que é possível utilizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para realizar qualquer tipo de contratação grupal de empresas.
Vale ressaltar que para a contratação ser validada é necessário que o CNPJ tenha sido aberto há pelo menos 180 dias (6 meses) na Receita Federal. Outro requisito que não pode ser esquecido e já citamos acima é a necessidade de o grupo ter no mínimo de 2 a 3 pessoas.
Geralmente, as pessoas que integram o plano, é o titular do convênio e mais duas ou três pessoas (funcionários).
Muitas vezes as operadoras oferecem preços mais viáveis, já que se trata de uma contratação empresarial que vai atender diversas pessoas, podendo chegar a um percentual de 40% na diminuição dos valores em comparação com os valores de planos individuais.
Também é possível garantir mais descontos de acordo com a quantidade de funcionários, ou seja, quanto mais colaboradores fizerem parte do plano empresarial, mais barato ficará o convênio. Abaixo podemos ver alguns exemplos de quantidade de vidas por plano.
- 2 a 29 vidas;
- 30 a 99 vidas;
- 100 a 199 vidas.
Então, você deve saber corretamente quantos funcionários vão querer receber o benefício, que neste caso pode ser opcional, já que a taxa mensal será descontada na folha de pagamento do funcionário.
Qual o valor da contratação do plano empresarial
O valor da contratação do plano empresarial pode variar bastante, pois depende de fatores, como idade, hospitais, quantidade de pessoas incluídas no plano e também dos laboratórios que serão conveniados. Mas, o valor pode ser algo em torno de R$154,00 a R$700,00.
Vantagens de contratar um plano empresarial
Como você já deve desconfiar, a grande vantagem de fazer a contratação do plano empresarial é em relação ao valor, pois são bem mais em conta se comparado aos planos por adesão ou nos planos de famílias contratados através do CPF.
Além do mais, as grandes instituições permitem que seja feita apenas uma contratação por CPF, garantindo maior cobertura e também uma maior qualidade na rede credenciada.
Desvantagem de contratar um plano empresarial
Por incrível que pareça, contratar planos individuais conta somente com uma desvantagem, sendo em relação precisa atender o requisito mínimo de vidas, impossibilitando de poder contratar o plano para uma criança apenas, por exemplo.
Qual o tempo de carência para os planos empresariais?
O tempo de carência vai depender da quantidade de pessoas incluídas no plano de saúde. Para contratação de até 29 pessoas tem as seguintes carências aplicadas, veja a seguir.
- Para exames ou consultas – 30 dias;
- Para cirurgias, internações de maior complexidade – 180 dias;
- Para partos – 300 dias;
- Para doenças preexistentes – 2 anos.
As empresas que contratarem o plano de saúde empresarial para mais de 29 pessoas, ficam isentas de carência.
Documentação necessária para a contratação do plano de saúde empresarial
Não requer muita burocracia e a documentação é bem simples, se preferir pode contar com a ajuda de um corretor durante todas as etapas de contratação.
Veja abaixo quais são os documentos necessários para fazer esse tipo de contrato.
- Contrato social ou MEI;
- Comprovante de endereço;
- Relação do FGTS (caso os beneficiados for os colaboradores);
- Documentação relacionada aos funcionários;
- Identidade;
- CPF;
- Caso tenha crianças a serem incluídas no plano é necessário apresentar a Certidão de Nascimento.
O tempo para realizar todo o processo de contratação do plano de saúde para empresas não tende a demorar muito tempo, aproximadamente em 10 dias já está tudo pronto.