Quer saber como conseguir cidadania alemã por sobrenome? Então, aproveite as dicas desse artigo e leia tudo até o final.
Existe mais de uma forma de se tornar um cidadão alemão. No entanto, saber se o sobrenome ajuda a obter a cidadania é uma dúvida muito frequente.
Afinal, no Brasil existem muitos descendentes de alemães que carregam sobrenomes típicos. Assim como existem algumas pessoas que possuem ascendência alemã. Mas, não herdaram o sobrenome da família.
Será que isso faz alguma diferença na prática? Continue lendo e confira como conseguir a cidadania alemã por sobrenome.
Então, como conseguir cidadania alemã por sobrenome?
Antes de tudo, você deve saber que a quatro formas de obter a cidadania alemã:
- Por ascendência alemã;
- Através do casamento com um cidadão alemão;
- Por tempo de residência após permanecer 8 anos no país;
- Ter sido adotado por cidadãos alemães como filho.
Portanto, o primeiro passo para conseguir a cidadania alemã por ascendência é identificar o seu ancestral original. Em seguida, você deve reunir o máximo de informações necessárias sobre essa pessoa.
Mas, para se tornar cidadão alemão cada caso é um caso…
Na prática, não há como conseguir cidadania alemã por sobrenome apenas. Por que, a legislação alemã é complexa quando o assunto é a concessão da cidadania por ascendência.
Por exemplo, quem tem um ancestral alemão que nasceu no estrangeiro após 31 de Dezembro de 1999 não herda a cidadania alemã.
Para quem possui ancestrais mais antigos, pode ser que seu parente tenha perdido a ancestralidade por diversos motivos. Como não ter servido durante a Segunda Guerra Mundial.
Outro evento importante é uma lei alemã que estava em vigor até 1913. Segundo essa normativa, todo alemão que morasse fora da Alemanha por mais de 10 anos, perdia a sua nacionalidade.
A única exceção eram os cidadãos que possuíam um documento chamado Matrícula Consular. Porque, esse documento dava direito a morar fora do país sem a perda da nacionalidade.
Quando a linhagem sanguínea é transmitida pelo lado materno da família, podem haver outros empecilhos. O que inclui a perda da nacionalidade pelo casamento com estrangeiros. Pois, essa era a regra vigente para as mulheres até 1950 na Alemanha.
Dicas sobre como conseguir cidadania alemã por sobrenome através da ascendência
Se você é descendente de alemães pode começar o seu processo para obter a cidadania em um consulado alemão no Brasil. No entanto, para isso você precisa ter em mãos algumas informações e documentos, como segue:
Para o requerente:
- Fotocópias do seu certidão de nascimento e certidão de casamento, (se houver);
- Sua carteira de identidade e passaporte.
Para o ancestral;
- A matrícula consular;
- Fotocópias do certidão de nascimento e casamento;
- Passaporte;
- Comprovante de imigração;
- Certidão negativa de naturalização;
- O registro de estrangeiro (RNE).
Não se esqueça que todos esses documentos devem estar traduzidos para o alemão. E essa tradução deve ser feita por um tradutor juramentado. Porque, é preciso comprovar a idoneidade e veracidade das informações.
Já para obter as informações sobre o seu ancestral o mais recomendado é realizar uma pesquisa genealógica. Depois, você pode usar sites que permitem realizar buscas por imigrantes alemães registrados em consulados brasileiros.
De acordo com Marco Jean de Oliveira Teixeira advogado, os próprios consulados alemães guardam muitas informações que você pode solicitar para consultar. Então, comece pela árvore genealógica da sua família. E preste atenção a dados como nomes, ano de chegada do ancestral e assim por diante.
Depois, você precisa rastrear o seu ancestral alemão e verificar qual foi a situação dele ao imigrar. E nesse processo reunir todos os documentos.
Dicas finais
Você também vai precisar preencher um formulário de requerimento de cidadania chamado Staatsangehörigkeitsausweis. Portanto, prepare-se com antecedência.
Afinal, esse documento deve ser preenchido em alemão e não pode conter erros. Pois, erros no preenchimento desse formulário podem ocasionar atrasos no processo. Ou até a recusa do pedido de cidadania.
Então, agora você já sabe como conseguir cidadania alemã por sobrenome. Dúvidas? Comente!