A realidade de muitas famílias acabam, por vezes, se esbarrando nas questões que giram em torno de como ajudar uma pessoa a se livrar do vício de drogas.
Isso quer dizer que, quando uma família não sabe quais mecanismos buscar para ajudar um dependente químico, a situação se torna ainda mais complicada e angustiante.
A Clínica de Reabilitação – Núcleo Viver Sóbrio está sempre se deparando com essas situações. Por isso é que se coloca como um suporte essencial para ajudar as famílias nesse processo de internação.
Saber como enfrentar a abstinência, assim como garantir que sejam evitadas as recaídas, além de pensar sobre argumentos que podem submeter o usuário de drogas a um tratamento que vai de contra a sua vontade é, sem dúvida alguma, alguns dos principais receios das famílias.
Por isso, saber como ajudar uma pessoa a se livrar do vício de drogas pode não ser tão simples quanto parece. Contudo, se cercar com o máximo de informações que sejam relevantes certamente, ajuda em todas essas condições.
Então, nesse caso, esse artigo tem como objetivo ajudar através de um alguns mecanismos indispensáveis à como ajudar uma pessoa a se livrar do vício de drogas. Confira!
O que é e como funciona a dependência química?
Antes de ajudar uma pessoa a como se livrar do vício de drogas é preciso compreender melhor o que é a dependência química. Essa, por sua vez, se condiciona como uma doença que, assim como as demais, necessita de tratamento.
Inclusive, a Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua a dependência química como um estado psíquico e físico, em algumas vezes. Ou seja, são condicionamentos que ocorrem devido ao consumo de substâncias determinadas como psicoativas.
Isso quer dizer que quando uma pessoa faz a ingestão dessas composições, ela pode apresentar inúmeras mudanças comportamentais. Não só isso, podem também ocorrer reações que vão induzir a necessidade em consumir ainda mais as drogas.
Seja pelo fato de garantir que os efeitos sejam repetidos, como também para impedir o incômodo que a privação submete o organismo.
Entenda como funciona os sintomas de alguém com dependência química
Identificar os sintomas que um usuário de drogas apresenta, muitas vezes, pode não ser uma tarefa tão simples. Ainda mais quando as pessoas próximas estão tendo o primeiro contato com essa experiência do indivíduo.
Isso quer dizer que o dependente apresenta um quadro de conceituação progressiva. Ou seja, os sinais, assim como os sintomas vão se tornando mais evidentes com o passar do tempo e de acordo com a intensificação do consumo.
De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, as pessoas devem ficar atentas a comportamentos como:
– Ausência de hábitos que antes do uso das substâncias eram considerados como uma rotina baseada em regras;
– Falta de interação ou até mesmo rompimento com ciclos sociais;
– Desleixo com a aparência, assim como a higiene;
– Descontrole emocional, bem como significativa irritabilidade;
Qual a melhor maneira para ajudar uma pessoa que tem vício em drogas?
Existem algumas formas que podem ser bastante eficazes quando se trata de como ajudar uma pessoa a se livrar do vício de drogas. Saiba quais são essas maneiras:
1. Empatia é um ato indispensável
O processo para ajudar alguém com dependência química pode se tornar mais fácil quando existe empatia. Passar a compreensão para a outra que precisa, sem dúvida, é um dos passos fundamentais para que a confiança esteja alinhada.
2. Manter boa comunicação com o dependente
Garantir um diálogo aberto e pacifico é uma das formas de demonstrar que se importa com a vida do dependente. Inclusive, além de ser bem-vinda, essa é uma postura bastante valorizada por quem está passando pela fase dos vícios.
3. Garantir conhecimento sobre o assunto
Para uma família conseguir ajudar uma pessoa com dependência química é necessário que ela preencha com o máximo de informações sobre esse assunto.
Inclusive, esse é o momento onde pode-se encontrar suporte por meio de profissionais qualificados e que vão ajudar de forma significativa nesse processo de recuperação.
4. Confrontar com uma intervenção
É fundamental que as pessoas que querem ajudar um familiar com dependência química saibam que o momento de intervir é também um caminho que vai ajudar o usuário a se livrar das drogas.
Mesmo que a pessoa demonstre criar certo tipo de resistência no começo, é necessário confrontar com argumentos que demonstram uma realidade ainda mais ríspida, como ser preso ou falar sobre a morte.