Com a pandemia da Covid-19, o mercado de eventos precisou passar por uma grande mudança, que foi migrar os eventos presenciais para o online. Claro que não seria uma tarefa fácil, pois pouco se conhecia deste mundo, mas unindo forças com a tecnologia, tudo foi possível.
Quando o país entrou no lockdown e os eventos presenciais foram cancelados, as lives de música ficaram muito famosas por um momento, batendo até recordes mundiais de audiência. Porém, a tecnologia para isso já existia, foi só preciso adaptar para uma realidade. Dos eventos não, era tudo muito novo e precisava de estudo e inovação.
A partir disso surgiram as plataformas de evento online, um local capaz de reproduzir toda a experiência de um evento presencial em uma tela. Há diversos palcos, stands, espaços para networking e anunciantes.
O legal disso tudo é o fato do evento online poder ser personalizável. Com tecnologia é capaz de criar ferramentas ou salas específicas para um determinado objetivo, o que fica difícil em um evento presencial, que qualquer alteração ou inovação demanda muito recursos financeiros.
O futuro dos eventos
Com os níveis epidemiológicos diminuindo, os eventos presenciais estão voltando a acontecer. Vários shows, feiras e congressos estão podendo acontecer normalmente, mas com uma novidade: a chegada do híbrido.
Uma coisa é certa. O evento online tem um alcance de público muito maior que o presencial. Você deixa de contar apenas com quem mora ou pode se deslocar até uma cidade específica e pode alcançar pessoas de todo o país ou mundo. Com isso, o evento híbrido vem com uma forte tendência que já está se tornando realidade.
O híbrido consiste em fazer o evento de forma presencial e transmiti-lo online, com uma experiência igual para as pessoas que estão remotas. E o papel da tecnologia aqui também é muito importante, pois é necessário adaptar novamente a uma outra realidade e manter a fidelidade entre o que está acontecendo presencialmente com o online.
Os desafios são muitos e o setor de eventos está em alta para quem busca emprego na área. Tanto na área tecnologia, para criar as plataformas e colocar os eventos no ar, tanto para os produtores de evento, que trabalham para planejar e garantir que todos os objetivos sejam cumpridos, possuem diversas vagas em aberto e grandes oportunidades de crescimento.