Como a manutenção preditiva pode ajudar a sua empresa?

Como a manutenção preditiva pode ajudar a sua empresa?

Sem dúvida, qualquer empresa ter que interromper suas operações, de forma repentina, para realizar reparos ou consertos, não só prejudica a produtividade, como pode acarretar sérios prejuízos. Por isso, é tão importante investir em manutenção preditiva.

Antes de saber o que é manutenção preditiva, ou como ela é feita, é preciso entender que ela visa identificar possíveis falhas nos equipamentos para fazer a devida correção, evitando interrupções repentinas e demoradas.

Composta por softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning, entre uma série de outros equipamentos específicos, que ajudam a coletar dados, a manutenção preditiva tem como objetivo aumentar a eficiência, produtividade e tempo de vida das máquinas.

Qual a diferença entre manutenção preditiva e outros tipos de manutenções?

Podemos destacar três tipos de manutenções: corretiva, preventiva e preditiva. 

A manutenção corretiva é feita quando uma máquina industrial apresenta defeito e não funciona mais, o que não é nada saudável para a empresa, já que é preciso interromper o fluxo de atividades, impactando negativamente a produtividade. Sem falar que os custos da manutenção corretiva, geralmente, são bem maiores se comparados com os demais.

Já a manutenção preventiva se baseia na condição observada após um diagnóstico periódico realizado em campo, quando os profissionais percebem que um equipamento já não apresenta a mesma eficácia, embora ainda funcione.

Por outro lado, a manutenção preditiva é caracterizada por ser periódica e determinada pelo fabricante das máquinas, que se baseia em estudos e análises. 

Qual é a importância de fazer a manutenção preditiva?

A importância da manutenção preditiva está na garantia de manter o funcionamento pleno da fábrica, permitir que a empresa não tenha que passar por interrupções repentinas e prolongadas, significando uma redução de custos com consertos e interrupções em seu parque industrial, além de prolongar a vida útil dos equipamentos.

Em tempos de alta concorrência, poder manter o pleno funcionamento de sua produção, sem dúvida, é de enorme importância.

Como implementar a manutenção preditiva?

Implementar a manutenção preditiva em sua empresa é bem simples, confira abaixo um passo a passo:

Planeje

Tudo começa com um bom planejamento, nesse caso, é preciso definir os setores em que a manutenção preditiva será implementada, e então, disponibilizar aos profissionais uma espécie de arquivo, que deve conter informações sobre as datas das manutenções, bem como o nível de prioridade de cada uma delas.

Defina as metas

O próximo passo é definir metas de manutenção, mas dentro da realidade, e de uma forma proporcional.

Conheça as técnicas

É preciso saber as técnicas e equipamentos de medição que serão utilizados em cada máquina, justamente, para que os resultados possam ser mais precisos. Dentre as técnicas usadas, podemos destacar: análise de vibração; termografia; análise de óleo; ultrassom.

Colete os dados

Com a ajuda de softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning, os dados são coletados, entregando informações úteis, mostrando o status de cada equipamento, bem como os períodos em que devem ser realizadas as manutenções preditivas.

Os softwares também ajudam a monitorar constantemente as máquinas industriais e verificar se as manutenções são realizadas nas datas determinadas. 

Enfim, a manutenção preditiva identifica previamente o risco de falhas nas máquinas industriais, permitindo fazer a correção antecipadamente e, dessa forma, evitar paralisar a produção e ter altos prejuízos.

.