Mudanças simples, mas que podem te pegar desprevenido. Leia e fique por dentro do que muda!
Você sabia que, em 2024, tivemos uma atualização sobre capacetes para motociclistas que podem impactar você no dia a dia ao utilizar a moto?
Com a aplicação dessas novas regras, é essencial que os pilotos fiquem atentos às exigências atualizadas e se ajustem às normas revisadas para assegurar sua segurança e atender às obrigações legais, que podem legislar sobre temas comuns, como as viseiras.
Neste texto, discutiremos as alterações introduzidas pela nova legislação, com ênfase nas especificações técnicas dos capacetes, nos requisitos exigidos e nas sanções aplicadas a quem não seguir as regulamentações.
Afinal, qual a importância do capacete?
O capacete, muito além de ser um simples item obrigatório por lei, tem a finalidade de garantir segurança contra acidentes de qualquer natureza, seja de uma simples queda ou até de uma colisão. Mas você sabe por quê? Veja abaixo.
Proteção contra lesões na cabeça
A cabeça é uma das partes mais maleáveis do corpo humano e, por consequência, uma das mais delicadas.
Em caso de acidente, o capacete absorve o impacto, reduzindo significativamente o risco de lesões cerebrais e traumas na cabeça, que podem ser fatais ou deixar sequelas permanentes, ajudando você a se manter seguro e protegido, mesmo em colisão.
Diminuição da gravidade dos acidentes
Pesquisas indicam que o uso de capacetes é capaz de reduzir a seriedade das lesões em acidentes envolvendo motocicletas.
Um capacete adequado, que esteja em conformidade com os padrões de segurança, pode reduzir o risco de fatalidades em até 42%, e o de ferimentos graves em até 69%, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outro fator que poucas pessoas sabem é que o capacete mais seguro é aquele que absorve o impacto da batida e quebra. Ao contrário do que pensam, ele não pode ficar intacto porque senão passará o impacto todo para sua cabeça, o que pode representar problemas.
Ou seja, dependendo da gravidade do acidente, o certo é que ele se parta e, assim, proteja sua vida — e sua cabeça.
Proteção contra fatores climáticos
Além de prevenir ferimentos em caso de acidentes, os capacetes também servem como barreira contra condições naturais, como sol, chuva, vento e fragmentos. Isso garante uma condução mais segura e confortável, permitindo que o motociclista permaneça focado na direção.
É obrigatório por lei
A nova lei veio para fortalecer essa mensagem e alertar sobre riscos, tanto para motoristas quanto para passageiros: estando em cima de uma moto, é necessário e obrigatório o uso do acessório.
Além de ajudar em momentos de acidentes, o capacete evita que você receba multas ou tenha até sua carteira suspensa.
Nova lei do capacete: o que mudou?
Para garantir uma boa segurança aos motoristas, algumas regras foram recém-adicionadas. Conheça as principais mudanças.
- Certificações do capacete: a nova regra determina que todo capacete deve ter um selo do Inmetro, certificando que o acessório está de acordo com os padrões de qualidade.
- Uso correto: não será mais admitido que o capacete seja usado folgado no rosto do motorista ou do passageiro. Ele deverá estar fixado firmemente à cabeça, com a cinta jugular e o engate ajustados.
- Dispositivo retroflexivo: será obrigatório a presença de dispositivos retrorrefletivos tanto na parte de trás quanto nas laterais. Eles visam refletir a luz quando bate neles, sinalizando ao trânsito e evitando colisão por falta de visualização.
- Viseira e óculos de proteção: passa a ser obrigatório o uso da viseira e, na ausência dela, deve-se usar óculos de proteção, seja para o dia ou para a noite. A moto em movimento exige que você baixe a viseira, sob pena de multa.