Receber as pessoas de coração e braços abertos é uma prática que deveria fazer parte do dia a dia de todos. No entanto, não é bem assim que acontece no mercado de trabalho, e os grupos de afinidade que representam a diversidade costumam não ter tantas oportunidades quanto deveriam.
Contudo, as empresas que abrem suas portas para esses grupos, percebem rapidamente o quão bem fizeram em tomar essa decisão. Isso porque os benefícios em abrir as portas para a diversidade não são sentidos apenas pelas pessoas que fazem parte desses grupos, mas também pela empresa e por todos os seus colaboradores.
A diversidade é importante para uma empresa e pode impactá-la positivamente, muito mais do que se possa imaginar. E se você quer abraçar a diversidade e deseja saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!
Mas afinal, o que é diversidade?
Para entender a importância da diversidade em uma empresa e como ela impacta no sucesso empresarial, primeiro é preciso que você entenda exatamente o que é diversidade.
Basicamente, uma empresa que adere à diversidade é aquela que contém uma equipe de colaboradores de diferentes raças, etnias, religiões, gêneros, formações, visões de mundo e experiências.
Quando você investe em uma equipe assim, está investindo em uma política e em um time completamente livre de qualquer preconceito, mostrando que dentro da sua empresa há lugar para todos, indistintamente.
Porém, é importante ressaltar que os grupos de afinidade que representam a diversidade são muitos. Confira abaixo alguns mais conhecidos pela sociedade:
- Grupos de afinidade étnica, racial e cultural: neste grupo estão os imigrantes, povos indígenas, pessoas negras, qualquer pessoa de outro país e que fale uma língua diferente, pessoas que possuem outras religiões e culturas que são predominantes de outros países, cidades ou estados;
- Grupos de afinidade de gênero, sexual e identidade: aqui se enquadram os membros da comunidade LGBTQIA+, transgêneros e pessoas não binárias;
- Grupos de afinidade social: são os grupos de mães, pessoas com deficiência (PCD), pessoas idosas, mulheres cis e trans.
Por que a diversidade é importante dentro de uma empresa?
Agora que você já sabe o que é diversidade, vamos falar por que promovê-la dentro de uma empresa é tão importante. Primeiramente, o gestor que é capaz de promover a diversidade dentro da sua empresa demonstra que é alguém que realmente se importa com as pessoas, pois aceita e faz questão de abrir as portas do seu negócio para todos.
Isso faz com que ele seja bem-visto não apenas pela sociedade, mas também por seus colaboradores, que sem dúvidas vão admirá-lo e enxergá-lo como uma ótima pessoa. Logo, a empresa também fica bem-vista, e as chances de expandir os negócios e formar parcerias aumentam significativamente.
Além disso, aderir à diversidade agrega valor à empresa e aos produtos, e os colaboradores se sentem mais motivados a seguir os mesmos valores, o que os impulsiona e aumenta, inclusive, a produtividade da empresa. Consequentemente, a empresa se torna mais competitiva no mercado e se destaca entre os concorrentes.
Esses são apenas alguns fatores que explicam por que a diversidade é importante dentro de uma empresa, e apesar de ser bem clara a necessidade dessa inclusão, muitas empresas ainda têm dificuldade em aderir a ela. Mas, apenas o fato de pensar em como começar a incluir a diversidade, já é um grande passo.
A Impulso Beta, consultoria em gestão da diversidade, por exemplo, é uma empresa que pode ajudar a sua com a inclusão da diversidade, caso você esteja pensando em fazer isso de forma simples, rápida e eficaz.
5 vantagens que a diversidade proporciona para sua empresa
Falamos brevemente sobre a importância e sobre alguns benefícios que a diversidade proporciona a uma empresa. Ainda assim, vamos listar mais alguns benefícios a fim de que você veja o quanto é necessário investir nisso e abraçar essa ideia. Confira:
- Mais criatividade e inovação – Uma pesquisa feita em Harvard afirmou que a criatividade e consequentemente a inovação aumentam muito em empresas que aderem à diversidade, principalmente por conta da troca de experiências que se dá entre os colaboradores;
- Menos conflitos no ambiente de trabalho – Quando você promove uma visão e adere a uma política sem preconceito, o ambiente de trabalho se torna mais respeitoso e amigável, diminuindo pelo menos em 50% a quantidade de conflitos entre os colaboradores;
- Boa imagem para a empresa – A empresa fica bem-vista não somente aos olhos da sociedade, mas também dos colaboradores, da comunidade onde está inserida e também dos concorrentes, podendo inclusive incentivá-los a aderir à diversidade;
- Melhores resultados para os negócios – Por fim, a empresa se torna muito mais competitiva e seus produtos começam a ser enxergados com outros olhos por toda a sociedade, pois eles carregam o valor da empresa consigo. Logo, os resultados são melhores e muito mais satisfatórios.