Colecionador disponibiliza peças raras para leilão

Colecionador disponibiliza peças raras para leilão

Imagens, telas, gravuras, porcelanas e até manuscrito de poema compõem itens de diferentes origens e épocas, que poderão ser arrematadas, a partir do dia 7

De acordo com Luiz Fernando Dutra, leiloeiro oficial da Dutra Leilões, um colecionador muito importante resolveu disponibilizar a sua coleção de obras de Art Noveau e Art Déco, com peças escolhidas a dedo. Com isso, o espaço especializado em leilões de artes e antiguidades disponibilizou os objetos em uma exposição gratuita, que vai até o dia 06 de dezembro. O horário para visitação é de segunda à sexta, das 14h às 20h, e sábado e domingo das 10h às 20h.  

Posteriormente, inicia-se o leilão, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a partir das 8h30, de forma presencial e virtual.  

Destaques do leilão  

Enquadradas no estilo Art Déco, estão esculturas de Chiparus, bem como uma das mais importantes peças da artista Colinet (“Valkyrie”). Também há itens de Paul Philippe (Élégante au Miroir.; Dancer whith Parrot,; Le Challenge, e peça de Bouraine, representada por dois pássaros de bronze patinado e bicos de marfim, de grande relevância para colecionadores.  

Encontram-se ainda vidros e cristais, lustres, vasos e floreiras de Gallé, bem como uma grande coleção de porcelana de Rosenthal e uma peça de Johann Lötz, um floreiro de vidro iridiscente. E ainda peças francesas em estilo Brule Parfum, constituídas de lâmpadas com depositórios para perfumes, que volatizam e espalham o aroma pelos ambientes.  

Consideradas as porcelanas mais procuradas do mundo, há no conjunto cedido para leilão peças de Goldscheider, como “Rosê” e “Bailarina”.  

No âmbito das pinturas francesas, ressalta-se o acervo de pinturas de Léon Cortés (“Port Saint Martin”) e de Galien-Laloue (“Cena Parisiense”).  

E, na coleção de imaginária, evidenciam-se as imagens de santos envolvendo todo o período barroco brasileiro (séculos XVI ao XVIII), como “Nossa Senhora do Rosário” e Nossa Senhora da Conceição , por exemplo.  

Representando o período imperial, na época de D. Pedro I, estão disponíveis sopeira e présentoir de porcelana francesa pertencente à Ilustríssima Câmara Municipal do Rio de Janeiro .  

Malhôa, com desenho de Navarro Costa em carvão , Carlos Reis (“Retrato de Navarro da Costa”, ) e diversos pintores europeus também integram a coletânea de obras que poderão ser adquiridas pelos seus apreciadores.  

No segmento da literatura, estão reunidas as primeiras edições de livros de Hemingway, Vitor Meirelles, Fitzgerald, Gilberto Freyre, Lima Barreto e a versão original do poema “Eu vi a rosa”, de Manoel Bandeira, escrito de próprio punho e assinado. A obra de Jorge Amado está representada por oito títulos.  

Outros exemplares que merecem relevo são o manuscrito do poema “Eu vi uma rosa”, de autoria de Manuel Bandeira e dois livros e uma carta manuscrita de Émile Zola .  

Além disso, temos pinturas brasileiras de Portinari, Volpi, Willys de Carvalho e Barsotti, e desenhos de guache sobre cartão e de nanquim sobre cartolina de J. Carlos (lotes 217 e 324).  

Para consultar o catálogo das obras do leilão, acesse: www.dutraleiloes.com.br  

O endereço para visitar a exposição ou participar do leilão presencial é: Rua João Lourenço, 79, no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo.