Claro usa gamificação para elevar engajamento de colaboradores

Com o objetivo de tornar os treinamentos mais atrativos para seus vendedores, a Claro Brasil firmou parceria com a LG lugar de gente, líder em tecnologia para gestão de RH no Brasil. O foco era aumentar o engajamento dos colaboradores com conteúdos dinâmicos e interativos, visando vender mais e com qualidade de atendimento.

A parceria, firmada em 2018, se baseou na ferramenta People Analytics para mapear os diferentes perfis de vendedores, cruzar informações dos resultados dos treinamentos aplicados com a performance comercial de cada vendedor, analisar a faixa etária dos colaboradores e o que eles gostam de fazer no dia a dia.

Com base nesse levantamento, a empresa investiu na criação de games da LG lugar de gente direcionados para cada público, que aplicam situações reais para o vendedor. De acordo com as decisões tomadas, o colaborador vai pontuando em uma matriz de competências com vários indicadores. Segundo a Coordenadora de Treinamento Comercial da empresa, Denise Cardoso, o game mostra caminhos diferentes para cada pessoa, a depender de suas escolhas, e possibilita o acesso imediato a resposta de cada decisão, bem como o impacto dela no cliente, que pode ser positivo, negativo ou neutro”, explica.

Para Vivian Drudi, Consultora de Projetos que esteve à frente da iniciativa na Claro Brasil, compreender a realidade e a rotina de cada colaborador impulsionou o crescimento da performance de treinamento dos vendedores. “A proposta de implementar a ferramenta de People Analytics nos permitiu mensurar, de fato, o resultado financeiro, o retorno do investimento para a empresa e para o próprio colaborador. Afinal, quanto mais ele vende e atinge suas metas, mais fácil é retê-lo. Isso representa uma soma de benefícios para todos”, enfatiza.

A nova estratégia objetivou potencializar as vendas, ou seja, vender mais e com qualidade, focando nos resultados do colaborador, por meio de treinamento para melhorar o engajamento. Com isso, a Claro conseguiu reduzir a carga horária presencial de quase quinze dias para apenas três. Além da atuação mais ativa do colaborador em seu próprio desenvolvimento, compartilhando a responsabilidade pelo aprendizado.

Sobre a Claro Brasil

A empresa conta atualmente com cerca de 30 mil funcionários próprios e uma imensa rede de parceiros e terceirizados. Em 2018, registrou receita de mais de R$ 35 bilhões, correspondendo a um aumento de 0,88% comparado ao acumulado de 2017. Um crescimento sustentado por diversas frentes de trabalho, dentre elas, a área de treinamento comercial.