Após boom dos assessores de investimentos, cargos como banker e gerente de alta renda despontam como tendência para 2023 nas instituições financeiras
Em agosto de 2022, o Santander abriu a possibilidade de qualquer cliente contratar um atendimento de alta renda, sem precisar comprovar renda ou patrimônio. Um mês depois, o C6 Bank anunciou a criação do segmento Carbon, voltado a clientes com renda superior a R$ 15 mil. No último dia 03, foi a vez do Bradesco vir a público comunicar que realizou uma reformulação de sua operação de alta renda, incluindo a criação de uma vertical de wealth management. O que essas instituições têm em comum? Deixaram claro para o mercado que o foco, em 2023, é oferecer uma melhor experiência de atendimento para o segmento de alta renda – a “bola da vez” da indústria financeira.
Com novas iniciativas voltadas para conquistar a preferência do cliente de varejo de alta renda, os bancos estão reforçando os seus times de atendimento, um movimento parecido com o que aconteceu durante os anos de 2021 e 2022 com a área de investimentos. “Cargos como banker e gerente de alta renda estão com alta demanda de contratação, existem 15 mil vagas abertas no Brasil. Entretanto, a oferta de profissionais qualificados e certificados para exercer o cargo é inferior às vagas anunciadas pelas instituições, algo parecido com o que aconteceu quando ocorreu o boom de contratação de assessores de investimentos”, explica Fabio Louzada, economista egresso do setor bancário que fundou, em 2019, a Eu me banco Educação.
Louzada explica que para driblar a lacuna de formação, as instituições estão investindo em programas de capacitação para formar o time interno e novos talentos. O Itaú Personnalité realizou em dezembro uma maratona conduzida pelo professor Bruno Piacentini para auxiliar colaboradores na conquista pela certificação CEA, emitida pela Anbima e obrigatória para profissionais que atendem clientes dos segmentos de alta renda, private e corporate.
“Há muito tempo eu não via uma movimentação tão grande por parte dos bancos com vistas para este segmento. A partir da escola, nosso intuito é contribuir para esse novo posicionamento do alta renda em curso no Brasil, participando ativamente de projetos capitaneados por parceiros como Santander e Itaú”, comenta Fabio Louzada.
Plano de carreira no segmento de alta renda é tema de evento gratuito
Um evento gratuito e on-line será realizado pela Eu me banco Educação entre os dias 16 e 23 de janeiro para orientar profissionais bancários e interessados em ingressar no setor a como desenvolver um plano de carreira sólido no segmento de alta renda.
A programação do evento Bancário Alta Renda é composta por quatro aulas, nas quais os participantes terão acesso a mais informações sobre as 15 mil vagas abertas no segmento de alta renda no país, possibilidades de migração para o segmento, como conseguir entrevistas de emprego nas instituições a partir do LinkedIn, e orientações sobre como se tornar um bancário de alta renda.
Além do evento, a Eu me banco Educação se prepara para lançar em breve o PARB – Programa Alta Renda Bancário, com certificado de MBA reconhecido pelo MEC. Para se inscrever no evento Bancário Alta Renda, os interessados devem acessar o site https://eumebanco.com.br/evento-bancario-alta-renda-v1/#formulario.
_
*Crédito imagem: Vector juice/Freepik.