Capital aberto: o que é e como funciona?

Capital aberto

Você sabe diferenciar uma empresa de capital aberto de uma com capital fechado? Conhecer essa diferença é bem importante na hora de buscar por opções de investimento.

Definidas como negócios formados por ações negociadas na bolsa de valores, as empresas de capital aberto permitem que você compre ações através de corretora independente, e se torne proprietário de parte do patrimônio.

Ou seja, elas podem ser uma boa opção de investimento para quem busca ainda por alta rentabilidade. Mas para isso, é preciso saber quais são essas empresas e como elas funciona.

Sendo assim, para te ajudar a não errar no seu investimento, separamos aqui mais informações sobre as empresas de capital aberto. Continue a leitura e entenda mais!

O que é uma empresa de capital aberto?

E para começar, vamos explicar o que é uma empresa de capital aberto. Em resumo, elas nada mais são do que um negócio privado que abre seu capital, vendendo ações em um mercado público.

Na prática, são sociedades anônimas (S/A), onde o capital é constituído por ações que podem ser negociadas por meio da Bolsa de Valores.

Assim, quem compra uma ou mais dessas ações se torna proprietário e sócio de uma pequena fração da empresa. Os acionistas, em determinados casos, possuem responsabilidade até o limite do valor monetário da parte que comprou.

Diferença de empresas de capital aberto e fechado

Mas qual é a diferença entre essa empresa e uma de capital fechado? Quais características fazem desses dois tipos diferentes?

Como já destacamos, as empresas de capital aberto permitem a compra de uma fração de sua propriedade através das ações na Bolsa de Valores.

Por outro lado, quando falamos em uma empresa de capital fechado, isso não acontece. Isto é, apesar de também poder fracionar a propriedade em ações, elas não são negociadas abertamente na Bolsa de Valores.

Ou seja, essa transação é feita de forma “fechada”, sem a possibilidade de negociação por meio da bolsa.

A empresa pode mudar para capital fechado?

E uma empresa de capital fechado pode mudar para capital aberto? Esse processo é permitido? E como ele funciona?

Na prática, uma empresa privada pode abrir seu capital e vender ações em um mercado público, ou por meio da divulgação voluntária de informações comerciais, ou financeiras.

No entanto, o mais comum é que uma empresa privada abra seu capital por meio da venda de ações através de uma rodada de IPO — Oferta Pública Inicial.

Assim, uma vez que a empresa seja pública, ela também está sujeita aos requisitos para abertura, ditado pelos órgãos reguladores. Além disso, há também uma análise por parte dos acionistas que possuem parte da propriedade da empresa.

Dentre os requisitos de relatórios de empresas públicas, podemos citar:

  • Demonstração financeira, tanto trimestrais quanto anuais;
  • Declarações de procuração, descrevendo assuntos cujos acionistas podem votar;
  • Eventos que possam interessar aos acionistas;
  • Divulgação de propostas, seja elas de aquisição ou fusões com empresa, ou quaisquer outras transações.

Exemplo de empresa de capital aberto

Mas para te ajudar a entender melhor o que é uma empresa de capital aberto, separamos alguns exemplos. No geral, são empresas onde é possível investir pode meio da compra de ações.

Assim, você se torna sócio dessas empresas, com participação nos lucros, sempre conforme a quantidade de ações compradas.

Ambev

Um bom exemplo de empresa com capital aberto é a Ambev. Com atuação em todo o Brasil, a empresa de produção e comercialização de bebidas opera, ao todo, em 16 países de toda América. Na lista, estão Argentina, Canadá, Chile, Cuba e Paraguai.

Bancos e instituições financeiras, como Itaú e Nubank

Outro bom exemplo de empresas com capital aberto são alguns bancos e instituições financeiras, como o Itaú e a Nubank, que abriu seu capital mais recentemente.

O Itaú, aliás, é a empresa de capital aberto com maior lucro em toda América Latina. O segundo lugar, também é de um Banco, o Bradesco.

Em geral, são empresas que desenvolvem como principal atividade produtos bancários, desde abertura de contas, operações de crédito e financiamento, por exemplo.

Capital aberto: por que abrir o capital?

Mas o que leva uma empresa a abrir seu capital? Quais as vantagens que isso traz para um negócio ou organização?

Em geral, quando a diretoria de uma empresa opta pela abertura do capital, é sempre importante considerar os gastos envolvidos nesse processo. Isto é, o valor de abertura de uma empresa é considerado alto, já que traz alguns custos.

Contudo, mesmo diante desses gastos, é comum que muitas empresas optem pelo capital aberto, especialmente pelos benefícios dessa abertura. Mas quais são esses benefícios? Confira mais a seguir!

Ampliação de recursos financeiros

Primeiramente, o capital aberto permite a ampliação de recursos financeiros de uma empresa. Essa, aliás, é uma das melhores formas de aumentar o valor da empresa, além dos recursos para investimentos futuros.

Ou seja, há uma capacidade muito maior de explorar os mercados financeiros, especialmente com a venda de ações ou títulos.

Os títulos nada mais são do que um modo de as empresas obterem a participação de novos investidores. Em resumo, esse investidor arca com um empréstimo, com juros estabelecidos.

Dessa forma, o empresário não precisa, necessariamente, abrir mão de uma parte da propriedade do seu negócio.

Liquidez patrimonial

Mais uma vantagem da abertura de capital de uma empresa é a liquidez patrimonial. Isso porque, com essa abertura, é mais fácil vender as ações da organização, adquiridas por novos acionistas.

Aliás, com a venda na Bolsa de Valores, esse processo é ainda mais fácil. Dessa maneira, há uma liquidez patrimonial maior.

Melhora da imagem da empresa

Por fim, mas não menos importante, o capital aberto também ajuda a melhorar a imagem da empresa em relação aos investidores. Para abrir seu capital, uma empresa passa antes por uma auditoria.

Assim, são avaliados alguns critérios e possíveis problemas em termos de balanço financeiro, buscando resolver. Com isso, o risco em se investir na empresa de capital aberto é bem menor, o que colabora com sua imagem junto aos acionistas.