Criada pelos irmãos Clemens e August, em 1841 (foto à esquerda), na cidade de Sneek, na Holanda, tornou-se uma das pioneiras a oferecer moda pronta aos consumidores no mundo. Tempos depois, em 1911 (foto à direita), com o crescimento nas vendas, expandiu os negócios e instalou-se na Alemanha e, logo após, em outros países da Europa.
Durante o SPFW a marca C&A irá iniciar as comemorações dos seus 170 anos. A empresa holandesa que atua no Brasil a 35 anos é uma das líderes do segmento de fast fashion.
Durante essas comemorações será apresentado o novo logotipo que será, aos poucos, implantado nos 22 países onde a marca atua.
Fast fashion é é o termo utilizado por grandes magazines para produção rápida e contínua de novidades, podendo gerar para essas grandes redes um aumento de faturamento. Um movimento importado de marcas da Europa, como a Zara e a H&M, essas são exemplos de lojas que aderiram ao Fast-Fashion.
Grandes redes de varejo como C&A, Renner, Riachuelo, Marisa e Hering aderiram à tendência. Para dar certo, o sistema requer coleções compactas, modelos novos o tempo todo e retirar das araras o que não vende e repor o que vende.
Ao mesmo tempo em que os estoques se ampliam nesse modelo, eles ficam mais restritos: nem todos os números e tamanhos estão disponíveis na coleção, nem todas as cores e estampas existem para cada um dos produtos.
Não há números precisos sobre o faturamento deste segmento, mas está na casa dos bilhões, talvez trilhões… só no Brasil a C&A tem 170 lojas, as Lojas Renner (ex-JCPenney) é a segunda maior rede, com 95 lojas.
Os números da C&A são grandiosos:
36.000 funcionários
1.400 lojas em 22 países
2.000.000 de visitantes por dia
10.000 itens é o mix de produtos da rede
Uma das receitas das lojas de fast fashion é a parceria com estilistas famosos, esse tipo de ação inicou em 1950 quando Pierre Cardin assinou algumas peças para a rede francesa Printemps, até hoje o modelo é copiado e garnte o exposivo sucesso dessas redes.
Para saber mais:
Parcerias entre estilistas e lojas de departamento dominam o fast fashion
Veja as celebridades que já aderiram ao fast fashion
Recebi por e-mail uma colaboração da Amy Clark do site On-Line MBA e estou atualizando o post, assistam o vídeo: