A Assespro-RJ promove nos dias 18 e 19 de agosto a oitava edição do “Cities of Tomorrow”, evento internacional de grande relevância para o setor de tecnologia da informação e comunicação para as cidades inteligentes.
O evento conta com participantes internacionais, muitas novas ideias e debates. A palestra de abertura do evento será uma apresentação sobre um plano de voo para uma cidade se tornar mais inteligente, sustentável e rica.
“Falaremos sobre o GAIA-X, projeto internacional com participantes do governo brasileiro e alemão, teremos vários painéis discutindo inovações como o carro voador da Embraer, falaremos sobre 5G e infraestrutura de internet, iniciativas de sucesso no Brasil e no exterior e inovações para sustentabilidade”, conta Maria Luiza Reis, presidente da Assespro-RJ.
A cidade do futuro atenderá a sua população através de serviços de tecnologia, com grande volume de informações online e recursos de aplicativos para oferecer rapidez nas respostas e um atendimento mais personalizado para o cidadão e o seu bairro.
Elaborado pelo Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores da IESE, sob a direção dos professores Pascual Berrone e Joan Enric Ricart, o índice analisa o nível de desenvolvimento de 174 cidades de 80 países. As cidades foram classificadas em nove dimensões consideradas fundamentais para uma vida verdadeiramente sustentável na cidade: capital humano (cultivo, desenvolvimento e atração de talentos), coesão social (consenso entre os diferentes grupos sociais de uma cidade), economia, meio ambiente, governança, planejamento urbano, alcance internacional, tecnologia, mobilidade e transporte (facilidade de movimento e acesso a serviços públicos).
Em vez de possuir apenas um aspecto (como tecnologia ou sustentabilidade ambiental), para ter um bom desempenho no índice, a cidade precisa se destacar em mais de um recorte.
Joan Enric Ricart, professor da IESE Business School e coautor do relatório, diz que isso reflete o fato de que “uma cidade verdadeiramente inteligente é aquela que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de seus moradores, o que significa garantir sustentabilidade econômica, social e ambiental”.
Para Maria Luiza, o tema cidades inteligentes é fascinante, mas pode parecer que é uma ambição somente para países ricos que tem recursos para gastar com novidades tecnológicas. No meio de tantas crises, o investimento em smart cities some.
“Essa visão mudou nos últimos anos, a cidade do futuro não é apenas aquela que gasta em inovação, é principalmente aquela que produz soluções inovadoras como principal pilar a economia e o uso dessa tecnologia para benefício da própria cidade, é uma forma de estimular o setor de tecnologia a desenvolver soluções para vender para o mundo”, explica.
O evento tem como foco trazer à tona as novas formas de lidar com o mundo e será realizado de maneira totalmente online e ao vivo, possibilitando que pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo participem. A programação e as inscrições estão disponíveis no site: https://bit.ly/citiesoftomorrow2021
Assespro-RJ
A Assespro-RJ é a maior e mais antiga entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas brasileiras de tecnologia da informação. Sua missão é contribuir para consolidar a posição do estado do Rio de Janeiro como referência na inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e fornecimento de soluções de base tecnológica, com ações de apoio e fortalecimento das associadas, da Assespro-RJ e do setor de TIC como um todo.
Serviço:
Evento: Cities of Tomorrow 2021
Datas e horários: 18/08 – de 9h15 à 13h e 19/08 – de 9h às 15h30
Informações e inscrições: https://bit.ly/citiesoftomorrow2021