Os últimos dez anos trouxeram inovações extraordinárias e revolucionárias para as tecnologias corporativas. Do 5G à computação de ponta e análise preditiva, é difícil pensar que nos próximos dez anos teremos uma taxa de inovação ainda mais rápida.
Antes de começarmos a olhar para o futuro, João Moressi Jr., fundador e CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI, que completa dez anos em 2022, destaca as 10 principais tecnologias corporativas que impactaram as empresas na última década.
1. XaaS: Tudo como Serviço
Começou com a nuvem e depois explodiu. O modelo de entrega e compra “como serviço” (as-a-service) floresceu em desktops, armazenamento, contêineres, software, plataforma e muito mais.
Dentro do cenário corporativo, um dos que mais se destacou foi o “Squad as a service”. Nele, quem está precisando dos profissionais de tecnologia, em vez de abrir processo seletivo para buscar esses talentos, opta por contratar uma empresa de TI que fica responsável por montar e disponibilizar um time multidisciplinar para se dedicar exclusivamente ao cliente, com especialistas e profissionais seniores nas posições de Tech Lead, Product Owner, Scrum Master, Desenvolvedores e QA, por exemplo.
Agora, o tudo como serviço – ou XaaS (everything as a service) – é a nova realidade, que está nascendo como uma tendência de modelo operacional para entrega de serviços de TI. “Seguindo o modelo de implantação rápida da nuvem, o XaaS também pode se tornar um mecanismo de receita e crescimento para empresas inovadoras, além de aumentar eficiências internas” finaliza o executivo.
2. Blockchain
Os casos de uso corporativo para blockchain são talvez os mais inovadores de todos nesta lista. Essa tecnologia tão badalada pode transformar completamente a cadeia de suprimentos e os serviços financeiros, entre muitos outros. “Como o blockchain ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento nas empresas, os próximos anos provavelmente trarão um valor incalculável de aplicações que ainda não foram pensadas pelas corporações”, aposta o executivo.
3. Análise preditiva baseada em deep learning
A corrida de dados começou anos atrás, mas, nos últimos anos, as tecnologias começaram a aparecer para transformar dados em inteligência. A análise preditiva baseada em deep learning deu um passo adiante. Aproveitando os avanços em inteligência artificial (IA), empresas inovadoras integram análises baseadas em IA em muitos tipos de software, possibilitando o uso de dados históricos para prever comportamentos no futuro. “Estamos vendo isso em tantos lugares, que talvez seja a inovação empresarial mais bem-sucedida dos últimos tempos. Um dos melhores exemplos é prever as preferências do usuário final e violações de segurança”, destaca Moressi.
4. Computação de Borda (Edge Computing)
A computação de borda é um excelente exemplo do ritmo acelerado da inovação tecnológica de hoje. Começou como a Internet das Coisas (IoT) e agora está se transformando no próximo passo de transformação de TI.
Alimentada pelas promessas do 5G e potencialmente bilhões de coisas conectadas, a computação de borda é um dos principais contribuintes para as grandes reformas de TI das empresas e a necessidade de transformação digital. Isso não significa apenas gerenciar dispositivos, mas também tentar proteger e conectar aplicativos, usuários e recursos a esses dispositivos.
5. 5G
Considerada pelos especialistas em Telecom a “próxima e mais radical geração de comunicações móveis”, o 5G significa simplesmente a quinta e uma das mais impactantes gerações da telefonia. Embora ainda não esteja no mercado geral, o setor de comunicações já está gerando um buzz sobre essa tecnologia que está mudando o setor. Dentre os objetivos mais notáveis que o 5G vai proporcionar, estão:
- Volume de dados até 1.000 vezes maior;
- Redução de 5x no tempo de trânsito de dados;
- 10 a 100 vezes mais dispositivos conectados, incluindo IoT;
- Redução de 10x no consumo de energia;
6. Segurança Adaptativa
Os recursos de segurança adaptáveis mudaram a forma como as empresas combatem as ameaças da era digital. “Em vez da antiga abordagem de esperar para ver, as inovações de segurança adaptáveis permitem que as empresas prevejam e se protejam automaticamente contra ameaças”, explica o CEO.
7. Espaço de trabalho digital
Assim como o home/anywhere office ganharam força, a tecnologia do usuário final avançou massivamente com a introdução do espaço de trabalho digital.
A tendência de mobilidade empresarial evoluiu da produtividade individual e da equipe, para a verdadeira transformação dos processos e que está reinventando os negócios em todos os setores. “O espaço de trabalho digital capacitou os funcionários a trabalharem fora do escritório e isso é possível por meio da transição de uma empresa de uma infraestrutura centrada em hardware para uma infraestrutura definida por software”, comenta o CEO.
8. Aprendizado de Máquina (Machine Learning)
O aprendizado de máquina (machine learning) está adentrando em muitos tipos diferentes de tecnologias corporativas. Do software de gerenciamento de relacionamento com o cliente ao envolvimento do consumidor e administração de rede, atinge quase todos os segmentos de negócios. E isso é apenas o começo.
9. Realidade Aumentada na prática
No início dos últimos anos, vimos um aumento no interesse em torno da realidade aumentada (AR). A adoção corporativa, embora mais lenta do que o lado do consumidor, é promissora. Os casos de uso por empresas são empolgantes, apesar de a RA estar nos estágios iniciais de desenvolvimento e adoção. Os exemplos incluem ajudar a mecânica industrial a usar as mãos livres, permitir treinamentos virtuais imersivos, oferecer experiências inovadoras de varejo, melhorar o atendimento ao paciente, dentre muitas outras ações.
10. Rede Virtual em Nuvem
Ao contrário da rede do passado, a rede virtual em nuvem é definida por software, permitindo uma malha com todos os elementos conectados executados em uma rede comum com o mesmo conjunto de serviços.
Ao contrário da rede do passado, a rede virtual em nuvem é definida por software, permitindo uma malha de rede em nuvem com todos os elementos conectados executados em uma rede comum com o mesmo conjunto de serviços.