Aplique o Compliance e VIVA a Integridade! #DepartamentoasQuintas

Aplique o Compliance e VIVA a Integridade! #DepartamentoasQuintas

Qual a grande diferença entre um projeto de Compliance e de Integridade?

Alguns dirão que é apenas o conceito: Compliance são as regras que devem ser seguidas, enquanto integridade é a cultura da empresa diante destas regras.

Vou além: Penso que falar de Compliance sem falar de integridade é inócuo. De que adiante criar regras se quem deveria segui-las não as compreende, não as respira no seu âmago no dia a dia?

Treinamentos são bons e importantes, mas a sensibilização da equipe, trabalhar os valores das regras de Integridade são pontos essenciais para o sucesso da sua implantação e PRINCIPALMENTE  da sua manutenção na empresa ou escritório.

Sim, inclusive nos escritórios jurídicos, principalmente nos empresariais, já que a tendência/realidade de algumas empresas é de EXIGIR o programa de Integridade como requisito para contratar/manter escritórios.

Nos anos 2000 tivemos as certificações ISO como requisitos de muitas empresas nos seus fornecedores. Hoje, temos os programas de Compliance/Integridade.

Contudo, a realidade é nua e crua: Quem implanta apenas as regras de compliance terá o certificado do programa implantando. Quem implanta programas de Integridade, terá a alma viva das regras nos seus colaboradores e, portanto, a manutenção das regras dentro da vivência da empresa e não apenas nos manuais nas gavetas dos escritórios.

Qual a realidade do seu negócio?

Implantou compliance e ainda não tem integridade?

Ensina e busca integridade nas regras existentes?

E o mais importante: Agora que você sabe a diferença, o que pretende fazer para que a Integridade seja uma realidade das regras de compliance que já tem ou irá ter?

Executar é tão importante quanto planejar. Mãos a obra!

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Deixe uma resposta