Quando uma pesquisa é feita no Google, os resultados não aparecem magicamente na página do buscador, eles têm uma lógica complexa e bem pensada por trás de como são ranqueados e mostrados, e uma agência de SEO é quem se encarrega de entender as técnicas e estratégias capazes de ranquear sites no topo do Google.
O mecanismo dos buscadores prioriza o conteúdo, considerando certos critérios, que vão desde a escrita até a experiência do usuário na página. Esses critérios são estudados e incorporados a técnicas que, em conjunto, são conhecidas como SEO.
Utilizar as técnicas de SEO é uma estratégia de marketing essencial para que o conteúdo tenha um alto ranqueamento nos motores de busca. Essas técnicas funcionam para qualquer tipo de conteúdo, sejam textos, artigos de blog, textos para redes sociais e até mesmo vídeos.
Hoje existem agências especializadas em criar estratégias, conteúdo e metodologias para colocar sites, blogs e marcas no topo das buscas do Google, considerado a ferramenta mais importante em uma estratégia de Marketing Digital. Segundo matéria do Search Engine Journal, 93% de todas as experiências online começam em um mecanismo de busca – quase sempre, o Google.
Explicando um pouco sobre SEO
SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, em tradução livre “Otimização para Mecanismos de Buscas”, e consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar sites, blogs e páginas da web, com o objetivo de alcançar alto ranqueamento orgânico nas buscas do Google.
As técnicas de SEO podem ser complexas, então, para simplificar o máximo possível, pode-se considerar que consistem em otimizações que podem ser aplicadas de várias formas, como a legibilidade do conteúdo e a facilidade de navegação da página, e podem ser utilizadas para vários fins, que vão de gerar leads e vendas à somente gerar tráfego orgânico para fomentar receita através de AdSense e outros tipos de anúncios.
Estar nas primeiras páginas de busca do Google é essencial para que o conteúdo cumpra seu objetivo, já que segundo pesquisas realizadas pelo Zero Limit, 67,6% das pessoas clicam em um dos primeiros 5 resultados da pesquisa e apenas 5,59% passam da segunda página do Google.
Exemplo prático: comparar empréstimos
Pensando em um exemplo prático: Uma agência de marketing ou blog de finanças criam conteúdo para uma financeira, que trabalha com empréstimos para trabalhadores autônomos.
O leitor utilizará esse conteúdo para comparar empréstimos, achar o que melhor se encaixa
nas suas necessidades imediatas e então tomar sua decisão de compra.
Colocar esse tipo de conteúdo no topo do Google de forma orgânica é essencial para o posicionamento da marca, pois de 70% e 80% dos usuários tendem a ignorar links patrocinados, segundo matéria do IM Forza.
Um conteúdo que demonstre autoridade e aplique corretamente as técnicas de SEO, que ajude o leitor a comparar empréstimos de diferentes financeiras, considerando pontos como taxas de juros, condições de pagamento, entre outras coisas, é considerado relevante para o Google e, se não houver nenhum outro texto/artigo melhor do que ele sobre o assunto, há muitas chances de que ele ocupe o primeiro lugar no ranqueamento da primeira página do buscador.
Para isso, é necessário que as técnicas e estratégias de SEO, sejam aplicadas com o máximo de eficiência. Alguns dos pilares principais para a boa execução de SEO são:
- Velocidade de carregamento do site;
- Adaptação a diferentes dispositivos;
- Conteúdo único e relevante;
- Autoridade;
- Construção de Links de qualidade;
- Legibilidade; e
- Utilização de palavras-chaves.
As agências de SEO
Uma agência de SEO nada mais é do que uma empresa especializada em qualificar, identificar e criar conteúdos de qualidade e relevância, para alavancar o ranqueamento no Google, seja de sites, blogs ou páginas da web.
As principais agências trabalham não só com a criação de estratégias, mas também oferecem serviços como análise especializada de conteúdo, otimização estrutural das páginas e sites dos clientes, estratégias de linkbuilding, conteúdo especializado em produtos, entre muitos outros.
Contratar uma agência de SEO, é um passo importante para o posicionamento da marca ou site no ranqueamento das buscas, pois essas agências se utilizam de estratégias especializadas, como, como exemplo, as palavras-chave de cauda longa, que segundo o Smart Insights, aumentam as taxas de clique entre 3% e 5%.
A contratação de especialistas deve ser considerada em uma estratégia de posicionamento da marca, por proporcionar serviços especializados, que vão desde a criação de conteúdos até o monitoramento de performance das estratégias usadas para o ranqueamento no Google.
Redação: Bruna Bozano