Aeroviário: o profissional que reduz distâncias

Aeroviário: o profissional que reduz distâncias

Caroline Brasil (*)

No dia 22 de junho comemora-se o Dia do Aeroviário, o profissional que trabalha em empresas de transporte aeroviário e é tão importante para as operações logísticas. Em um mundo globalizado como o que temos hoje, em que fornecedores podem estar em qualquer país, as distâncias são reduzidas pelo modal aeroviário.

Claro que, devido ao alto custo de transporte, nem todas as mercadorias podem absorver os custos desse tipo de transporte, mas você já parou para pensar quais delas absorvem? Dou um exemplo que está em alta atualmente: vacinas. E juntamente com vacinas, remédios. Em geral, são cargas de alto valor agregado, e frágeis, ambas características presentes nas vacinas.

Também há mercadorias que não suportam impactos, oscilações de temperatura ou umidade. E outro tipo de mercadoria presente no cotidiano dos aeroviários é aquela considerada urgente como, por exemplo, órgão para transplante. Garanto que você não tinha parado para pensar que o transporte aeroviário também engloba os helicópteros. Pois é, muito comum em diversas cidades, agora você já sabe. Em um futuro próximo, precisaremos incluir também os drones.

Para que a logística realizada pelo modal aeroviário tenha sucesso é fundamental que todas as pessoas envolvidas sejam capacitadas, treinadas e tenham comprometimento com as atividades realizadas. Características essas que estão presentes nos aeroviários. Além disso, a paixão pela aviação. Parabéns a esses profissionais que estão presentes nos quatro cantos do mundo buscando levar nossas mercadorias mais preciosas ao seu destino final.

(*) Caroline Brasil é coordenadora dos cursos de pós-graduação da área de Negócios do Centro Universitário Internacional UNINTER