Conectando o Direito com a vida cotidiana em seu programa online inovador
O universo jurídico é frequentemente visto pela população em geral como algo complexo e inacessível. A linguagem jurídica elitizada é um obstáculo ao acesso à justiça, pois dificulta a compreensão das pessoas comuns. A Defensoria Pública tem como objetivo tornar o acesso à justiça mais acessível a todos, inclusive por meio do uso de linguagem coloquial. Existem cursos disponíveis para quem deseja entender melhor o universo jurídico. A linguagem jurídica é um assunto estudado por especialistas, que buscam formas de torná-la mais compreensível para a população em geral.
No entanto, a advogada Juliana Bárbara, de Pomerode (SC), está mudando essa percepção com seu programa semanal D&D – O Direito em Dois Minutos, transmitido nas redes sociais.
A profissional, que atua no ramo há anos em diversas áreas do Direito, se dedica a discutir questões legais de forma simples e descomplicada. Seu objetivo é levar informação qualificada a todos os públicos. “Muitas vezes, o excesso de ‘juridiquês’ afasta as pessoas e gera desconhecimento dos seus direitos. Quero facilitar esse acesso”, afirma.
A paixão de Juliana pelo Direito começou na infância. Aos 17 anos, ingressou no curso de graduação e nunca mais se afastou da profissão, desde então, construiu uma sólida carreira na área, iniciando com o direito do trabalho, passando pelo direito consumerista e securitário, especializando-se em direito imobiliário.
Além da experiência em diferentes ramos, a profissional se destaca pelo atendimento cuidadoso e humanizado aos clientes de seu escritório de advocacia. “Limito a quantidade de causas que assumo para que os serviços prestados tenham total presteza, seriedade e compromisso com a verdade, que são valores que prezo muito”, explica.
O D&D – Direito em Dois Minutos é produzido e apresentado semanalmente pela advogada em seu perfil no Instagram, sempre as sextas-feiras. Os vídeos trazem análises simplificadas sobre temas jurídicos relevantes para o dia a dia das pessoas, além de esclarecer dúvidas e questionamentos dos seguidores.
“Noto que muita gente tinha receio de buscar informações sobre seus direitos por achar que não entenderia. Quero empoderar as pessoas, mostrando que todos podem e devem ter acesso ao conhecimento jurídico”, defende Juliana. “O Direito precisa estar ao alcance de todos”.
Acompanhe o D&D e conteúdos exclusivos no perfil @julianabarbara.adv. Saiba mais sobre a advocacia especializada da Juliana Bárbara no site.