Com integração estratégica, empresa amplia atuação no setor gamer e reitera compromisso com inovação, mercado local e sustentabilidade
Reconhecida como líder global em soluções de armazenamento e produtos inovadores, a ADATA Technology anuncia uma importante mudança estratégica: a XPG – Xtreme Performance Gear, sua marca dedicada ao público gamer, agora está sob a gestão da ADATA Brasil. Com foco em oferecer produtos de alta performance, a companhia busca atender às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico, aprimorando o armazenamento, memória e velocidade de dispositivos.
Segundo Felipe Masselli, vice-presidente de vendas na ADATA, a gestão local da marca XPG e outros produtos da linha ADATA trará vantagens significativas, como uma maior proximidade com o mercado brasileiro e suas especificidades culturais. “Ter um time baseado no Brasil permite decisões mais ágeis e alinhadas às necessidades do mercado, com o suporte de mais de 500 profissionais de diversas áreas para garantir eficiência na operação de canais”, afirma.
Foco na indústria nacional e avanço tecnológico
A operação no Brasil foi estruturada para atender, prioritariamente, grandes fabricantes de computadores, servidores, celulares e televisores que seguem o Processo Produtivo Básico (PPB). Em produtos como módulos de memória DDR4 e DDR5 e SSDs de alta velocidade são líderes de vendas no setor e alavancam o posicionamento da ADATA no mercado.
Com fábricas em Santo Antônio de Posse (SP) e Manaus (AM), a ADATA investe no desenvolvimento local, oferecendo tecnologia de ponta. A unidade paulista conta com 10.800 m² de área construída, equipada com salas limpas para o encapsulamento de memórias e montagem de servidores. Já a planta de Manaus, com 3.800 m², se destaca na produção e testes de módulos de memória e SSDs.
Mercado brasileiro em destaque
De acordo com a ADATA, o país representa uma fatia expressiva do mercado global, com participação superior a 15% nas operações da empresa. “O potencial do mercado brasileiro é reconhecido por sua variedade de oportunidades e capacidade de crescimento. Comparando com países na América Latina, o Brasil responde por mais de 40% do investimento em TI na região, consolidando-se como um mercado estratégico”, explica Masselli.
Além de fornecer produtos para grandes fabricantes, a ADATA investe na comercialização de itens para o consumidor final por meio de canais de e-commerce e distribuidores, com foco em memórias, SSDs e periféricos.
Compromisso com ESG
A ADATA também reforça seu compromisso com as iniciativas ESG no Brasil, ostentando certificações como ISO 14001, 45001 e 14064. As unidades brasileiras possuem o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol e promovem ações sociais e de saúde, por meio do Hummingbird Fund (fundo internacional de apoio a populações vulneráveis) em parceria com o Ministério das Missões, em São Paulo, e Monte Salém, em Manaus.