André Dabus, Diretor-Executivo da AD Corretora de Seguros, foi um dos palestrantes do evento
Na último dia 15 de setembro, o Diretor-Executivo da AD Corretora de Seguros, André Dabus, participou como palestrante do Fórum sobre Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com os Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons) da região sul do Brasil.
Dabus falou sobre a necessidade de uma estrutura de garantias para que os projetos de PPPs possam atrair a iniciativa privada e alcançar sucesso desde a fase de licitação. Sua palestra integrou a seção “Financiamento e Garantias”, que focalizou as percepções do direito e das finanças em projetos de infraestrutura e PPPs. Na mesma seção, também palestraram Ana Cristina Wollmann, representando a Prefeitura de Curitiba, e Juracir Barbosa, Presidente da agência de Fomento do Paraná. A moderação foi realizada pelo advogado Fernando Vernalha Guimarães.
“Com nossa participação no Fórum, tivemos a oportunidade de apresentar nosso entendimento em relação à importância das garantias, em apoio à financiabilidade de projetos envolvendo Concessões e PPPs. Superadas as questões jurídicas sobre a legalidade ou não das PPPs , o que esteve em debate foi como os investidores deste tipo de empreendimento podem obter financiamentos para estruturação de projetos alicerçados por programas de seguros e garantias sob medida e que proporcionam a segurança esperada pelos acionistas, investidores e financiadores. Com a mudança de cenário na oferta de financiamentos públicos para projetos de infraestrutura, soluções diferenciadas em seguros e garantias proporcionam melhoria do risco e consequentemente, redução de custos. Para tanto, devem ser implementadas ferramentas de identificação de mitigação de riscos gerenciáveis e não gerenciáveis, que é uma das especialidades da AD, além , é claro, dos Seguros e Garantias”, destaca Dabus.
Desenvolvimento público e privado
Segundo a organização do evento, a intenção do Fórum foi demonstrar como as PPPs podem ser um caminho para o desenvolvimento das cidades e que há diversas oportunidades em cada município que ainda não foram devidamente exploradas, em muitos casos por falta de informações e conhecimentos entre o poder público e a iniciativa privada. “Os temas debatidos pelo Fórum são de extrema importância para as empresas, especialmente as de menor porte, que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e perceber oportunidades de negócio, bem como para o poder público, que precisa da iniciativa privada como parceira para avançar em obras urgentes e, com isso, promover o desenvolvimento do País”, destaca José Eugenio Gizzi, Presidente do Sinduscon-PR.