AD participa de 4º Encontro Regional sobre Concessões e PPPs

AD participa de 4º Encontro Regional sobre Concessões e PPPs

Evento teve como objetivo demonstrar que as parcerias público-privadas podem ser um caminho para o desenvolvimento das cidades

André Dabus, Diretor-Executivo da AD Corretora de Seguros

Na última terça-feira, dia 10, André Dabus, Diretor-Executivo daAD Corretora de Seguros, participou como um dos palestrantes para a etapa Sudeste do Encontro Regional sobre Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com oSindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sindicopes), ambos do Estado do Espírito Santo. Essa é a quarta edição do Encontro, que teve suas três edições anteriores realizadas nas regiões Sul (Curitiba), Nordeste (Fortaleza) e Centro-Oeste (Goiânia). O evento, exclusivo para convidados, foi realizado na capital Vitória.

Dabus palestrou durante a sessão ‘Financiamento e Garantias’, que focalizou as percepções do direito e das finanças em projetos de infraestrutura e PPPs. Essa mesma sessão também contou com palestras dos executivos Fernando Miguel Castro Faria, Sócio de Infraestrutura PPP e Financiamento da KPMG, Luiz Paulo Velloso Lucas, Diretor-Presidente do Bandes, e Maria Eduarda Gouvêa Berto, Diretora Geral da EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos; esta última exercendo a função de moderadora do debate proposto.

Em sua apresentação, Dabus falou sobre a necessidade de uma estrutura de garantias para que os projetos de PPPs possam atrair a iniciativa privada e alcançar sucesso desde a fase de licitação. “Com nossa participação em mais esse Encontro, tivemos a oportunidade de apresentar mais uma vez nosso entendimento em relação à importância das garantias, em apoio à financiabilidade de projetos envolvendo Concessões e PPPs. Superadas as questões jurídicas sobre a legalidade ou não das PPPs, o que esteve em debate foi como os investidores deste tipo de empreendimento podem obter financiamentos para estruturação de projetos alicerçados por programas de seguros e garantias sob medida e que proporcionam a segurança esperada pelos acionistas, investidores e financiadores. Com a mudança de cenário na oferta de financiamentos públicos para projetos de infraestrutura, soluções diferenciadas em seguros e garantias proporcionam melhoria do risco e, consequentemente, redução de custos. Para tanto, devem ser implantadas ferramentas de identificação de mitigação de riscos gerenciáveis e não gerenciáveis, que é uma das especialidades da AD, além, é claro, dos Seguros e Garantias”, destaca Dabus.

 

Desenvolvimento de cidades e empresas

Segundo a organização do evento, o objetivo do Encontro foi promover a compreensão de que as PPPs podem ser um caminho para o desenvolvimento das cidades e que há diversas oportunidades em cada município que ainda não foram devidamente exploradas, em muitos casos por falta de informações e conhecimentos entre o poder público e a iniciativa privada. “Não enxergamos outro caminho para o enfrentamento dos problemas de infraestrutura do Brasil sem que seja via Concessões e Parcerias Público-Privadas. Por isso, esta iniciativa da CBIC em promover um amplo debate nacional sobre o assunto é tão oportuna. Acreditamos que as edições do evento têm sido fundamentais para que representantes do poder público e empresários do setor da construção civil tenham uma visão mais clara dos desafios e oportunidades que o tema apresenta”, declara Aristóteles Passos Costa Neto, Presidente do Sinduscon-ES.

Deixe uma resposta