Hoje em dia as micro e pequenas empresas representam 99% do conjunto de estabelecimentos comerciais no Brasil e condizem com aproximadamente 40% da fatia de remuneração paga aos empregados formais nas empresas privadas, segundo estudo realizado pelo Sebrae.
Dados apontados na pesquisa nos mostram a grande quantidade de empresas que integram esse grupo comercial e também como é comum empresários brasileiros investirem em um negócio desse tipo. No entanto, grande parte das pessoas ainda não sabe o que é necessário para abrir uma microempresa.
O segmento de franquias é uma excelente alternativa para quem deseja abrir o seu negócio próprio, pois além de já ter uma marca estabelecida no mercado, o futuro franqueado recebe todo o auxílio na abertura da sua unidade.
Leia agora 3 dicas essenciais de como abrir uma microempresa e comprove porque o mercado de franquias é o caminho mais promissor para o sucesso.
Investimento
A questão dos recursos financeiros é ponto fundamental na hora de escolher a sua empresa. É preciso obter investimento capaz de iniciar e dar seguimento ao empreendimento até que ele se torne lucrativo.
Muitos profissionais tendem a ir de encontro ao negócio próprio do zero, obtendo maiores gastos com a criação da marca e divulgação do novo negócio.
Por vezes eles tomam este rumo por desconhecimento sobre o que é uma franquia e todos os seus benefícios que ela tem perante a loja independente.
Segmento de atuação
Aliado ao investimento está o campo de atuação da sua franquia. Um negócio onde você vai investir um montante de dinheiro e vai passar pelo menos 10 horas à frente do comércio, precisa ser algo que você domine e que tenha prazer em trabalhar.
De nada adianta optar por uma rede simplesmente por ela ter ótimos resultados registrados. É necessário que seja algo que se encaixe no seu orçamento, uma operação que vai lhe render fruto e um projeto que vai melhorar seu estilo de vida e bem-estar.
Avalie os diferenciais das franquias
Após ter determinado o segmento de mercado, você precisa avaliar os diferenciais das franquias filtradas anteriormente.
Cada rede possui uma gama de vantagens que ela oferece ao seu parceiro e elencar as suas prioridades comparando com os benefícios que as franquias lhe oferecem é de extrema importância.
Tópicos como suporte ininterrupto, ajuda no processo antes da abertura da loja e auxílio no processo de capacitação do franqueado e equipe, são os pontos mais visados pelos empreendedores.
Ter a certeza de que durante todo o percurso a franqueadora prestará serviço para a sua unidade é confortador e gera muita segurança e confiança no empresário. E para quem tem dúvidas de como adquirir uma franquia, encontra a solução através dos serviços de Consultoria da MDS Franchising.