A Transformação Digital como arma para superar crise

A Transformação Digital como arma para superar crise

*Marco Salvo

Nos últimos anos, muito se falou sobre a Transformação Digital (TD) e como as empresas estavam se preparando, com algumas saindo na frente e espalhando aos quatro ventos os benefícios que estavam obtendo. Alguns executivos até bradavam que haviam sido responsáveis por implantarem projetos audaciosos de TD, e como haviam sido bem-sucedidos.

Mas hoje, em tempos de crise global ocasionada pela propagação do Coronavírus, que está forçando as companhias a aplicarem o modelo de Home Office em larga escala – pela primeira vez na história do planeta -, estamos vendo que muitos desse projetos de TD, tidos como inovadores, nunca saíram do papel. 

E pior: não estavam nem mesmo prontos para serem colocados em prática, o que demonstra o forte despreparo das empresas, tanto as que falavam com autoridade sobre a TD quanto as que procuravam informações com os tais autoproclamados ‘gurus’ de tecnologia.

Por isso os gestores de TI precisam refletir nesse momento, para poder superar os desafios surgidos diante do Coronavírus e partir para ações concretas a fim de assegurar a continuidade dos negócios no modelo Home Office. 

Não será fácil,por isso não devem tentar sozinhos: CIOs, CEOs e empresários precisam buscar soluções e experiência com quem realmente já fez a lição de casa, e transformou os processos corporativos rumo à digitalização, e não com oportunistas que posam de heróis quando as águas estão calmas, mas se encolhem durante a tempestade. 

Existem no mercado fornecedores sérios, capazes de entregar soluções robustas e consistentes conforme os padrões da TD, como acessos remotos, estabilidade, escalabilidade, segurança sofisticada na nuvem privada, pública ou híbrida, entre outros, mas é preciso procurar com afinco, fazer perguntas e pedir provas de suas competências e know-how. Afinal, é o futuro das empresas e das pessoas que está em jogo.

Nesse cenário, no qual não sabemos a dimensão do que está acontecendo e do que pode vir a acontecer no futuro, os gestores das companhias precisam estar devidamente preparados, com alternativas para garantir a continuidade dos processos que sustentam os negócios, da linha de produção à gestão das áreas corporativas, sejam finanças, RH, estoque etc., de maneira remota e inteligente, e a TD é a resposta para isso. E é preciso estar preparado também para outros cenários complexos – hoje falamos do isolamento social para evitar a propagação da Covid-19, mas próxima crise pode ser por falta de conexão à internet e outros meios de comunicação em escala local, nacional ou global.

Este é sem dúvida, o momento de as companhias aprenderem, para não ficarem à mercê das incertezas e dúvidas, e mais do que tudo, ousar, e tirar da gaveta os projetos voltados à Transformação Digital e Home Office. 

Se você, gestor, está procurando realmente transformar o modo de agir da sua empresa, vá ao mercado e procure um fornecedor que já esteja aplicando a TD com sucesso, que tenha capacidade de realizar remotamente todos os processos internos, sem a necessidade de se preocupar com a segurança dos dados ou com comunicação entre as equipes, porque se antecipou e esteja colhendo os frutos do uso da tecnologia em todos os aspectos produtivos.

Este é o momento de trabalhar com foco na inovação, a fim de trazer benefícios concretos ao futuro dos negócios. Não fique para trás!

*Marco Salvo é especialista em sistemas de gestão e está à frente do canal no Youtube, Mestre do ERP.