A importância de usar o equipamento correto no trabalho é algo que não pode ser menosprezado. Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho no mundo inteiro, ocupando a quarta posição geral no ranking de incidentes trabalhistas. Ao todo, são milhares de pessoas que morrem no país por ano por causa de acidentes de trabalho.
Portanto, é fato que a importância de usar o equipamento correto no trabalho é gigantesca, ainda que muitos empreendedores e trabalhadores não entendam isso. Infelizmente, muitos só vão entender a situação quando é grave demais e não dá mais tempo de corrigir o que aconteceu e as consequências são terríveis e sentidas por quem trabalha e não tem o que fazer.
Quer entender a importância de usar o equipamento correto no trabalho? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Qual a importância de usar o equipamento correto no trabalho?
Um trabalho é, em outras palavras, a aplicação de um saber técnico específico sobre algo de forma a obter um resultado determinado. Por exemplo, um operário utiliza um saber técnico de como gerenciar o maquinário da empresa para transformar a matéria-prima em produto. O chaveiro aplica o saber técnico dele para copiar uma chave ou abrir uma fechadura travada e por aí vai.
Normalmente, a aplicação de um saber técnico exige equipamentos em duas frentes. A primeira delas é a mais óbvia: para a segurança do profissional, já que existem dezenas de riscos específicos que corremos em diversas áreas diferentes, alguns mais imediatos e outros menos.
Já a segunda frente é ainda mais óbvia, mas tão óbvia que se torna invisível: um equipamento é, também, um mecanismo de aplicação de saber. Por exemplo, um bom computador é necessário para um profissional que trabalha com programação, pois permite que ele faça mais atividades ao mesmo tempo, suba dados ou códigos mais rapidamente e por aí vai.
Em ambos os casos, não dá para negar a importância desses equipamentos em um bom ambiente de trabalho. Para início de conversa, os equipamentos são vitais para a segurança de um profissional.
Imagine, por exemplo, um eletricista sem luva isolante, sapato com sola de borracha ou cinto de segurança ao subir em um poste. É muito provável que esse profissional sofra um acidente fatal. O mesmo vale para um açougueiro sem uma luva de cota de malha e outros equipamentos de segurança para evitar cortes.
Ou seja: o equipamento de proteção reduz o risco inerente de uma atividade profissional. E acredite: toda atividade tem riscos. Algumas mais, claro, mas todas têm. Até mesmo quem trabalha na frente de um computador o dia todo tem risco de desenvolvimento de doenças por causa disso.
Já na segunda frente, os equipamentos estão intimamente ligados à produtividade do profissional. Quanto melhores forem, mais produtivo será aquele trabalhador. Por isso, é importantíssimo que a empresa invista mais dinheiro na aquisição das tecnologias mais recentes e mais potentes. Isso ajudará a sua equipe a alcançar um nível mais alto de produtividade, o que será transposto em melhores resultados no longo prazo.
Qual equipamento utilizar?
É importante entender que o equipamento de segurança ou de produtividade ideal depende de cada caso e, principalmente, de cada contexto. Na prática, isso significa que a resposta certa pode variar muito.
Por exemplo, atualmente a pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a usar Máscara 3M no ambiente de trabalho para reduzir a contaminação pelo novo vírus, isso sem falar nos casos de trabalhar em Home Office para evitar problemas.
Esse é só um exemplo de como um contexto específico pode mudar o que é esperado ou exigido em termos de equipamento de proteção.
A lógica básica para saber o que escolher é analisar quais são os fatores de risco no seu trabalho e, então, começar a traçar medidas de proteção que reduzem ou anulem esses riscos.
Por exemplo, trabalhar em uma mesa, em frente a um computador, tem um risco básico de LER e de sedentarismo. Praticar atividades físicas diárias é uma solução. No entanto, se você estiver sentado em uma mesa na janela, do lado de uma obra em uma rua barulhenta, vale a pena usar um equipamento de proteção nos ouvidos, de modo a abafar o barulho e evitar danos. Tudo depende do contexto.
Pronto! Agora que você já viu a importância de usar o equipamento correto no trabalho, tanto para a sua proteção, quanto para aumentar a eficácia das suas ações dentro da empresa, já está mais preparado para lidar com um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. Não esqueça, em nenhuma hipótese, de que os riscos de um trabalho insalubre estão lá todos os dias, a todo momento. Qualquer vacilo pode custar muito caro no longo prazo.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!