A Copa do Mundo Rússia 2018 começou no dia 14 de junho com muita expectativa. Toda a vez que o evento acontece, devido a sua exposição mundial, diversas marcas decidem patrocinar e expor seus produtos e os seus serviços para todo o mundo. Em 2014 o evento no Brasil contou com 22 empresas apoiadoras. Esse ano o evento na Rússia vai contar com 12 empresas, e mesmo com um número menor, o evento não se torna menos importante já que a marca da Copa do Mundo FIFA em si é extremamente forte. Dependendo do nível de patrocínio, elas apresentam um posicionamento e também um envolvimento diferente no evento. Se você se interessa por marketing esportivo, esse evento é um dos que mais traz investimentos por reunir diferentes nações. Abaixo trazemos alguns dados interessantes sobre o assunto.
Quais são as grandes empresas que estão apoiando a Copa do Mundo Rússia 2018?
As grandes multinacionais patrocinadoras são: Coca-Cola, Hyundai, Adidas, Nike, McDonald’s, Anheuser-Busch InBev entre outras. Sendo que a AB Inbev é uma empresa mista tanto belga como também brasileira a qual atua em vários países em todo o mundo. Os donos dessa empresa são considerados os top 5 mais ricos do Brasil, com uma fortuna bilionária. Já as outras 5 primeiras empresas são bastante conhecidas e estão sempre envolvidas com o mundo do marketing esportivo aproveitando grandes eventos para manterem o seu domínio comercial como também cultural. Vale ressaltar que cada seleção também apresenta os seus próprios patrocinadores, entre eles: Puma, Pepsi, Shell, Samsung, Rexona, Gillette, Vodafone e muitos outros, os quais apresentam portes semelhantes ou em algum caso são bem menores e aproveitam este evento para divulgarem sua marca. A seleção que mais apresenta patrocínios nesta edição é a Costa Rica a que tem 30 patrocinadores. Já o Brasil vai contar com 13 patrocinadores oficiais. Somente os patrocinadores oficiais do evento podem utilizar a marca da Copa do Mundo Rússia 2018 tendo uma regulamentação bem específica e qualquer divulgação de emblema oficial da Copa, mascote, troféu, e identidade visual das competições é totalmente proibida. Mas há várias empresas que vão utilizar o evento para promover seus produtos e seus serviços, tais como as casas de apostas de esportes online, tal como a Betway, as casas de fantasias e de artigos de decoração, e os inúmeros estabelecimentos do setor de alimentação e de bebidas. Além disso, foram lançados diversos produtos inspirados na Copa do Mundo Rússia 2018, tais como: cueca verde e amarela Neymar da Lupo, colônia masculina Golaço da Avon, e sapatos também verde e amarelos da Havaianas. Abaixo mostramos as empresas de porte menor e as suas pretensões com a participação no evento.
Pequenas empresas, grandes negócios
Comparada com as grandes empresas, a Três Corações é uma empresa brasileira de porte pequeno, mas a qual está disposta a expandir o seu domínio e realizar grandes negócios. A empresa surgiu na cidade de mesmo nome no Estado de Minas Gerais, produzindo e vendendo os mais variados tipos de cafés. Hoje ela está espalhada por todo o Brasil com milhares de postos de venda. Outra empresa pequena é a Cimed, a qual produz há mais de 40 anos diversos tipos de medicamentos, tendo em torno de 600 produtos em seu portfólio. Em adição há também outras pequenas apoiando outras seleções que também apresentam uma menor expressão no futebol internacional, tal como: Japão, Senegal e Tunísia. As empresas que estão investindo nessas seleções são respectivamente: Kirin, Orange e Uhlsport. A Kirin é uma marca de bebidas japonesa, sendo uma das que mais se destacam nesse mercado, já a Orange é uma empresa de telecomunicações tanto em Senegal como também em outros países africanos próximos, e a Uhlsport é uma marca de luvas para goleiros. Todas essas empresas visam expor as suas marcas e chamar a atenção de milhões de torcedores que são esperados para o evento.
Todas essas empresas vão promover diversas ações dentro do evento da Copa do Mundo Rússia 2018, o qual vai ter uma cerimônia de abertura no dia 14 de junho e também o jogo da seleção russa contra a seleção da Arábia Saudita. Muitas dessas empresas já estão realizando campanhas de marketing mesmo antes do início dos eventos, tais como: Hyundai, a qual forneceu os ônibus para transportar as seleções patrocinadas e está oferecendo uma viagem para quem escrever a melhor frase para ilustrar o ônibus brasileiro, e o Bradesco que se juntou à outras marcas para levar 200 torcedores para a Rússia. Ou seja, durante o evento muito mais ações são esperadas. Não deixe de conferir mais artigos e também curtir, comentar e compartilhar o nosso conteúdo!